A gestão escolar e a aprendizagem dos alunos de anos iniciais de uma escola municipal de Não-Me-Toque (RS)
Resumen
Buscou-se com o presente estudo, investigar as contribuições da gestão escolar para a aprendizagem dos alunos de Anos iniciais de uma Escola Municipal de Não-Me-Toque (RS). A gestão escolar e a aprendizagem foram analisadas a partir dos elementos: postura de professores e pais; Projetos desenvolvidos na Escola e o Projeto Político Pedagógico. Este estudo foi caracterizado pela abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Participaram da pesquisa a coordenadora pedagógica, professoras de anos iniciais e pais/mães, que responderam a questionários elaborados a partir dos objetivos específicos. Na investigação percebeu-se o comprometimento dos professores, dos pais/mães e da coordenação pedagógica em relação a aprendizagem dos alunos observando a realidade da Escola pesquisada. E que, os projetos desenvolvidos na escola, de leitura e da poesia, influenciaram a aprendizagem na oralidade e na escrita. Constatou-se que, a aprendizagem, a gestão escolar e os projetos são essenciais no Projeto Político Pedagógico e que todos os membros da comunidade escolar possuem esse conhecimento. Dentre os resultados, observou-se que a gestão escolar é norteadora do processo-ensino aprendizagem dos Anos iniciais. O ensino de qualidade passa pelas concepções de sujeitos críticos proporcionando educação para todos os alunos envolvidos neste processo. É importante reconhecer a democracia da gestão como agente transformador da comunidade escolar.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [951]
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: