dc.contributor.advisor | Hennicka, Micheli Daiani | |
dc.creator | Brum, Patrícia de Oliveira Brasil | |
dc.date.accessioned | 2018-11-20T11:55:53Z | |
dc.date.available | 2018-11-20T11:55:53Z | |
dc.date.issued | 2018-06-30 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14860 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | The present monograph of Specialization in Educational Management has as central theme the teacher as manager of the classroom: challenge and possibilities. Thus, the general objective is to analyze the challenges and possibilities encountered by the teachers of Early Childhood Education in a private school in Santa Maria / RS to become managers of their classrooms. The accomplishment of this study, which is characterized by a qualitative research, like case study, listed some specific objectives: to understand how the pedagogical practices constitute in the day to day of the teachers; identify and reflect on the spaces of teacher training; understand the challenges and possibilities for teachers to perceive themselves as the classroom manager. Initially, a mapping of the researched themes was done. Afterwards, data were collected, with five female teachers, from a private school in Santa Maria / RS, using the questionnaire previously developed as an instrument. Then, the obtained answers were observed, making a parallel with the theoretical reference, in order to use as a methodology the analysis of the content thus obtained. The results pointed out that the participants surveyed find many challenges within the school, in addition, few moments are provided for the dialogue and exchanges of experiences. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Professor | por |
dc.subject | Sala de aula | por |
dc.subject | Management | eng |
dc.subject | School | eng |
dc.subject | Teacher | eng |
dc.subject | Classroom | eng |
dc.title | O professor como gestor da sala de aula: desafios e possibilidades | por |
dc.title.alternative | The teacher as a classroom manager: challenges and possibilities | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santana do Livramento, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | A presente monografia de Especialização em Gestão Educacional tem como tema central o professor como gestor da sala de aula: desafio e possibilidades. Desse modo, tem-se o objetivo geral de analisar quais os desafios e as possibilidades encontradas pelos professores de Educação Infantil em uma escola particular de Santa Maria/RS para se constituírem gestores de suas salas de aula. A realização deste estudo, que se caracteriza por ser uma pesquisa de cunho qualitativo, tipo estudo de caso, elencou alguns objetivos específicos: compreender como as práticas pedagógicas constituem-se no dia a dia dos professores; identificar e refletir sobre quais são os espaços de formação dos professores; compreender quais são os desafios e as possibilidades de os professores perceberem-se como gestor da sala de aula. Inicialmente, fez-se um mapeamento das temáticas pesquisadas. Após, realizou-se a coleta de dados, com cinco professoras, de uma escola particular de Educação Infantil de Santa Maria/RS, utilizando como instrumento o questionário previamente elaborado. Em seguida, observou-se as respostas obtidas, fazendo um paralelo com o referencial teórico, de modo a se usar como metodologia a própria análise do conteúdo assim obtido. Os resultados apontados demonstram que as participantes pesquisadas encontram muitos desafios dentro da escola, além disso, são proporcionados poucos momentos para o diálogo e trocas de experiências. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |