O professor como gestor da sala de aula: desafios e possibilidades
Fecha
2018-06-30Autor
Brum, Patrícia de Oliveira Brasil
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
A presente monografia de Especialização em Gestão Educacional tem como tema central o professor como gestor da sala de aula: desafio e possibilidades. Desse modo, tem-se o objetivo geral de analisar quais os desafios e as possibilidades encontradas pelos professores de Educação Infantil em uma escola particular de Santa Maria/RS para se constituírem gestores de suas salas de aula. A realização deste estudo, que se caracteriza por ser uma pesquisa de cunho qualitativo, tipo estudo de caso, elencou alguns objetivos específicos: compreender como as práticas pedagógicas constituem-se no dia a dia dos professores; identificar e refletir sobre quais são os espaços de formação dos professores; compreender quais são os desafios e as possibilidades de os professores perceberem-se como gestor da sala de aula. Inicialmente, fez-se um mapeamento das temáticas pesquisadas. Após, realizou-se a coleta de dados, com cinco professoras, de uma escola particular de Educação Infantil de Santa Maria/RS, utilizando como instrumento o questionário previamente elaborado. Em seguida, observou-se as respostas obtidas, fazendo um paralelo com o referencial teórico, de modo a se usar como metodologia a própria análise do conteúdo assim obtido. Os resultados apontados demonstram que as participantes pesquisadas encontram muitos desafios dentro da escola, além disso, são proporcionados poucos momentos para o diálogo e trocas de experiências.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [951]
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: