Jogos tradicionais: possibilidades nas aulas de Educação Física
Resumen
Os jogos fazem parte do ambiente das crianças seja na escola, na rua, em suas casas. Atraídas pelo prazer do movimento tornam-se especialistas nesta área do conhecimento, se apropriam desta cultura lúdica. Alguns desses jogos são transmitidos de geração para geração os quais definimos com jogos tradicionais. Estes despertam no aluno o aprendizado de diversas manifestações culturais, sendo ações coadjuvantes para o desenvolvimento do processo educacional nos saberes das linguagens corporais. O estudo teve como objetivo analisar o desenvolvimento dos jogos tradicionais nas aulas de Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental na cidade de São Francisco de Paula. Participaram da amostra 73 professores que lecionam Educação Física nos anos inicias do Ensino Fundamental, utilizando-se de um questionário com questões abertas e fechadas. As questões abertas utilizou-se a análise de conteúdo com desmembramento das respostas em categorias e as demais questões aplicou-se a estatística descritiva. Pelos resultados podemos inferir que os professores são em sua grande maioria, formados em Pedagogia e Magistério, os conceitos de jogos tradicionais os professores possuem concepções atreladas, principalmente, a transmissão da cultura de conduzir ao exercício físico. A frequência das aulas e do desenvolvidos dos jogos não foi possível estabelecer um padrão, os mesmos não demonstram ter dificuldades no desenvolvimento dos jogos tradicionais. Ressalta-se que os objetivos, o planejamento e o desenvolvimento dos jogos tradicionais necessitam estarem atrelados a proposta pedagógica da escola, assim garantindo a legitimidade da Educação Física no contexto escolar com excelência o desenvolvimento da cultura corporal do aluno.
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