Formação do professor de educação física no Brasil: as contribuições da capoeira para a educação integral
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2018-07-18Metadatos
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Esta dissertação tem como tema a formação de professores de Educação Física no Brasil e suas relações com a educação profissional, considerando a prática da Capoeira como parte do processo de educação integral do professor e está vinculada a seguinte linha de pesquisa: Formação Docente para Educação Profissional e Tecnológica do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PPGEPT) da UFSM. A pesquisa de caráter bibliográfico, estudou, historicamente, a formação do professor de Educação Física na sua relação com a Capoeira. Dois aspectos, por isso, foram considerados: a criação das escolas de Educação Física, cujos currículos constituíram a formação dos professores de Educação Física, em seu aspecto formal e as práticas não formais como é o caso da Capoeira. Os saberes próprios da Capoeira tiveram uma origem popular e foram constituídos durante a presença dos escravos no País. Esta prática parece ter alcançado níveis bastante desenvolvidos, ou seja, tratou-se não somente de uma herança cultural afro-brasileira, mas de uma invenção tipicamente popular brasileira. No seu interior se entrecruzaram temas como políticas públicas afirmativas e cultura popular; Capoeira; educação física formal; educação física não formal e discriminação racial. Esta pesquisa teve como fio condutor o método dialético, consideradas as várias contradições próprias de uma sociedade de classes e as suas implicações nos processos educativos. Foi dada especial ênfase à história da Educação Física brasileira e à história da Capoeira. A discussão crítica destes temas foi amparada em bibliografia específica.
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