O papel e as contribuições do gestor educacional no processo de formação continuada a partir da percepção docente
Resumen
Esta pesquisa teve por finalidade investigar o papel e as contribuições dos gestores
educacionais – mais precisamente do diretor geral e diretor de ensino – em relação
ao processo de formação continuada docente a partir da percepção dos professores.
Optou-se pela pesquisa-ação para respaldar esta investigação, porque este tipo de
pesquisa constitui um meio de desenvolvimento profissional de “dentro para fora”,
pois parte das preocupações e interesses das pessoas envolvidas na prática,
envolvendo-as em seu próprio desenvolvimento profissional (NUNAN,1993). O
questionário foi utilizado como instrumento de coleta de dados, sendo aplicado aos
professores do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico que atuam em uma instituição
federal de ensino localizada em um município da região central do Rio Grande do
Sul. Quarenta professores tiveram acesso ao questionário, deste número obteve-se
retorno de vinte e três, os quais foram utilizados para análise e discussão da
problemática em questão. Dessa forma, com base nos dados coletados e nas
teorias que respaldaram esta proposta, foi possível diagnosticar que, no
entendimento dos professores, os gestores devem ter sua parcela de contribuição
no processo de formação continuada, a fim de torná-la mais significativa para e na
prática de ensino. Dentre essas contribuições, espera-se que os gestores estejam
mais engajados nos eventos de formação continuada, pois somente se consegue
mudar ou/e transformar algo se estamos a par de sua realidade. Além disso, sugerese
que os gestores se coloquem no lugar dos docentes, a fim de entenderem, sem
discriminar, seus anseios e suas necessidades de trabalho.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [951]
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