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dc.contributor.advisorLudwig, Cristiane
dc.creatorCé, Edinéia Stivanin
dc.date.accessioned2018-11-22T13:35:00Z
dc.date.available2018-11-22T13:35:00Z
dc.date.issued2015-11-27
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14896
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractInclusion is one of the newest challenges of Brazilian education. After the abolition of special classes where students were segregated to a limited space and morbid learning they come to attend regular classes. This study seeks to analyze management and pedagogical practices contributory to the promotion and quality of inclusive education. Laws related to inclusive education is related to the actions implemented by the educational manager in order to ease the difficulties faced by himself and by teachers with regard to the implementation and consolidation of the principles governing the inclusion and practice in regular educational institutions. The research problem that guided the study was based on observations and set up the next question: How democratic management of a State School of Rondinha / RS can interfere with the inclusion process with a view to its quality and effective realization? The methodology used for this study was the qualitative approach , having as instrument data a questionnaire applied to the manager and teachers of regular education As search results, it is observed on the one hand, there is a great effort of management and some teachers in improving the quality of classes to students with special needs. Furthermore, it was found that teachers are not prepared to meet these students in regular classes and betray a disregard / neglect and fail to prepare classes for these students, relegating them to suffering and increasing their sense of exclusion . It was observed that the law in force is clear and objective, but actually it is partially applied, since the school study offers living room with ESA professional in reverse turn, demand, precariously, suit the physical facilities, in order to make them accessible to students and provides educational material. As for teachers, they lack specific training and lack responsibility of meeting and using more appropriate methodologies for students with special needs. And for the management, it should seek to involve the school community in meeting the Pedagogical Political Project and the applicable law in order to be commitment of all with planning activities for students included and compliance with accessibility laws in school environment.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectQualidadepor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectQualityeng
dc.subjectInclusioneng
dc.titleImplicações da gestão educacional na qualidade e promoção do processo de inclusãopor
dc.title.alternativeImplications of educational quality management and process for the promotion of inclusioneng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sarandi, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA inclusão é um dos mais novos desafios da educação brasileira. Após a extinção das classes especiais, onde os alunos eram segregados a um espaço limitado e de aprendizagem mórbida eles passam a frequentar turmas regulares. Este estudo busca analisar práticas gestoras e pedagógicas contributivas para a promoção e qualidade da educação inclusiva. A legislação referente à educação inclusiva está relacionada às ações implementadas pelo gestor educacional no sentido de amenizar as dificuldades enfrentadas por ele próprio e pelos professores no que se refere à implantação e consolidação dos princípios que regem a inclusão e sua prática nas instituições de ensino regular. O problema de pesquisa que norteou o estudo foi elaborado com base nas observações e configurado na seguinte questão: Como a gestão democrática de uma Escola Estadual de Rondinha/RS pode interferir no processo de inclusão, com vistas a sua qualidade e efetiva realização? A metodologia utilizada para tal estudo foi a abordagem qualitativa, tendo como instrumentos de dados um questionário aplicado ao gestor e professores do ensino regular. Como resultados da pesquisa, observa-se, por um lado, que há um grande esforço da gestão e de alguns professores em melhorar a qualidade das aulas aos alunos portadores de necessidades especiais. Por outro lado, comprovou-se que os professores não estão preparados para atenderem esses alunos em turmas regulares e deixam transparecer um descaso/descuido e deixam de preparar aulas destinadas a esses alunos, relegando-os ao sofrimento e aumentando-lhes o sentimento de exclusão. Observou-se que a Lei em vigor é clara e objetiva, mas que na realidade ela é parcialmente aplicada, uma vez que a escola em estudo oferece sala com profissional de AEE em turno inverso, procura, de forma precária, adequar às instalações físicas, a fim de torná-las acessíveis aos alunos e oferece material didático. Quanto aos professores, falta-lhes formação específica e falta-lhes responsabilidade em atender e a utilizar metodologias mais adequadas aos alunos com necessidades especiais. E, em relação à gestão, esta deve buscar envolver a comunidade escolar no cumprimento do Projeto Político Pedagógico e da legislação vigente, a fim de haver comprometimento de todos com o planejamento de atividades para os alunos incluídos e com o cumprimento das leis de acessibilidade no ambiente escolar.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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