Ambiente virtual de ensino-aprendizagem em dispositivos móveis para o curso de Relações Internacionais
Abstract
A presente pesquisa intitulada “Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem em
Dispositivos Móveis para o Curso de Relações Internacionais” desenvolvida na linha
de pesquisa de Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede, do Programa de
Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede, da UFSM, em nível de
Mestrado Profissional, centra-se no desenvolvimento de um produto caracterizado
por módulos didático-metodológicos no escopo da disciplina de Logística
Internacional. As tecnologias digitais de informação e comunicação revolucionam, a
cada instante, as relações e interações entre os docentes, discentes e,
especialmente, os recursos utilizados para os processos educativos. Isto não ocorre
somente nos ambientes tradicionais de ensino, mas também na forma mais ubíqua
de se trabalhar com o ensino-aprendizagem em rede. É de extrema relevância a
gestão de tecnologias educacionais em rede ao se observar o contexto e a estrutura
do curso de Relações Internacionais. Os respectivos recursos educacionais nele
utilizados estão fixados, de forma geral, em análises bibliográficas, discussões de
periódicos históricos e contemporâneos. Diante disso, acredita-se que estes
módulos, desenvolvidos e operacionalizados em rede, através da plataforma Moodle
- software livre e mediador-chave das instituições de ensino superior possibilitam
aos discentes uma melhora em seus conhecimentos em logística internacional.
Neste cenário, a questão que norteou o nosso trabalho de pesquisa buscou
determinar quais as potencialidades teóricas, práticas, de inovação e
democratização relacionadas à gestão destas tecnologias educacionais em redes
virtuais. Com este estudo, foi possível obter respostas atendendo os objetivos
previstos para as questões sobre o desenvolvimento de módulos didáticohipermidiáticos
na forma de curso para a modalidade presencial, operacionalizandoos
no âmbito do curso e buscando assim, possíveis avanços e benefícios para todos
os agentes envolvidos e atuantes neste processo de ensino-aprendizagem da
instituição.
Collections
The following license files are associated with this item: