Sistema Universidade Aberta do Brasil: uma avaliação da educação a distância da Universidade Federal de Santa Maria baseada em indicadores de eficiência
Resumo
A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a pouco mais de uma década, oferta cursos
na modalidade a distância no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Ao total, entre
graduação e pós-graduação lato sensu (especialização) já ofertou 26 cursos, disponibilizando
mais de 100 ofertas e cerca de 17.700 vagas. No entanto, embora existam informações
disponíveis sobre a Educação a Distância (EaD), elas não encontram-se organizadas em forma
de parâmetros ou de indicadores, dificultando avaliações mais detalhadas em termos de
desempenho e/ou eficiência dos cursos ofertados. A partir disso, o estudo objetivou realizar
uma primeira avaliação dos cursos de graduação e de pós-graduação lato sensu a distância no
âmbito UAB na UFSM baseado em indicadores de eficiência propostos pela Coordenação de
Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Considerou-se todas as ofertas de curso
de graduação e de pós-graduação UAB, desde 2005 até 2017. Metodologicamente, utilizou-se
de pesquisa descritiva e analítica de caráter quantitativo e qualitativo baseadas em informações
acerca dos cursos UAB na UFSM para estruturar relatórios sobre as ofertas dos cursos e para
gerar indicadores, visando, posteriormente, avaliar o desempenho dos cursos. Em termos de
resultados, pode-se inferir que o nível de desempenho dos cursos de graduação e pós-graduação
UAB na UFSM, em relação à eficiência, mostrou-se superior à taxa de conclusão de cursos
superiores estimada pela Capes, porém quando comparativamente à modalidade presencial,
apresentou resultados pouco inferiores quanto à taxa de conclusão. Todavia, ressalta-se que,
alguns cursos apresentaram desempenho expressivo, inclusive em relação aos cursos na
modalidade presencial. Resultados que demonstram a consolidação dessa modalidade de ensino
na instituição, tanto nas áreas de formação superior quanto na formação continuada e
qualificação. De outro modo, mesmo em processo de estruturação, essa modalidade de ensino
não pode prescindir da estruturação de parâmetros e condições de aferição do desempenho para
a adequada avaliação.
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