Trajetos formativos e significações imaginárias: as narrativas de professoras da EBTT
Abstract
Esta dissertação apresenta a pesquisa realizada com professoras da Educação Básica Técnica e Tecnológica e teve como propósito perceber como foram constituídos seus trajetos formativos e seus saberes docentes em uma atuação pedagógica em cursos historicamente considerados como masculinos. Neste sentido, busquei conhecer o trajeto formativo e os saberes docentes na perspectiva dos Estudos de Gênero, investigando as possíveis implicações do ser mulher em sua construção profissional, mapeando as significações de docência que construíram e, ainda, procurei compreender, junto a elas, a influência de seu gênero na ascensão ou colaboração institucional. Para tanto, minha escolha metodológica foi a pesquisa qualitativa por meio de narrativas orais de vida. Para a produção de dados, foram realizadas entrevistas individuais, do tipo semiestruturadas guiadas com as professoras, problematizando sua prática na docência, com a intenção de fomentar o entrelaçamento dos dados narrados com seu planejamento e implementação. A análise dos dados foi organizada a partir dos pressupostos da Análise de Conteúdo Categorial Temática. Realizei entrevistas com professoras de diferentes cursos de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia a fim de buscar significados importantes nos trajetos formativos de cada uma, confirmando a aproximação entre a pessoalidade e a profissionalidade, sendo que ao descreverem-se professoras também o fazem enquanto mulheres. Quanto aos atravessamentos de seu gênero na docência em espaços tidos como “para homens”, são apontados como significados instituídos no contexto sócio- histórico. Com relação às possíveis influências de seu gênero para a ascensão e colaboração profissional, a presença de questões voltadas às relações de poder aparecem imbricadas nesses espaços de formação e de trabalho.
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