O papel do gestor/diretor na educação infantil
Abstract
O presente trabalho procura sintetizar e apresentar as principais reflexões realizadas em pesquisa para o Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Gestão Escolar – UFSM no ano de 2015, a qual teve como objetivo geral compreender o papel do gestor/diretor de duas escolas de Educação Infantil, do município de Santa Maria/RS, em relação à Educação Infantil. Sabendo que a Educação Infantil é um dos períodos mais propícios para a construção de conhecimentos, cabe então refletirmos sobre esta etapa de escolarização, buscando compreender este processo, pois, acredito que, uma peça muito importante para a escola é o gestor. Desta forma, buscou-se: investigar a concepção dos gestores/diretores sobre a gestão da Educação Infantil e analisar as perspectivas e desafios dos gestores na Educação Infantil. O estudo foi desenvolvido, a partir de uma abordagem qualitativa, caracterizado como um estudo de caso. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se o questionário, que foi respondido pelas duas gestoras/diretoras. Através dessa pesquisa, evidenciou-se a importância atribuída ao trabalho das gestoras, bem como a busca por uma gestão participativa e democrática, priorizando o trabalho coletivo, para uma educação de qualidade.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]
The following license files are associated with this item: