Proposta de estratégias para climatização passiva para as salas de aula do Centro de Tecnologia da UFSM
Resumo
Neste trabalho foram avaliadas estratégias passivas para climatização das salas de aula do Centro de Tecnologia da UFSM. Inicialmente foram apresentados o tema a ser desenvolvido, os objetivos geral e específicos, a justificativa e a estrutura do trabalho. Após, procedeu-se a revisão referente ao assunto, descrevendo o histórico da sustentabilidade e as certificações existentes, o panorama do setor elétrico, a eficiência energética e o Selo Procel, além de abordar a simulação computacional e o programa Energyplus. Na metodologia, inicialmente foram determinadas as salas que seriam avaliadas, a sala 236, localizada no segundo pavimento e a sala 301, localizada no terceiro pavimento, nas condições críticas indicadas pela norma NBR 15575 (2013). A sala 236 foi avaliada para o período de inverno e a solução foi o emprego de esquadria de vidro duplo. Para a sala 301 foi avaliado o emprego de ventilação, isolamento térmico da cobertura, cobertura com telha metálica e proteção solar. Para a sala 236 o melhor resultado foi aquele que empregou esquadria com vidro duplo, empregando vidro incolor liso de 3 mm, com transmitância térmica de 2,731 W/m2K, sem infiltração. Para a sala 301, a melhor solução foi o emprego de isolamento térmico na laje de cobertura, com transmitância térmica de 0,621 W/m2K, ventilação de 15 renovações de ar por hora e o uso de proteção solar na parede oeste e telhas metálicas com = 0,15. Também foram avaliados o consumo de energia para as soluções, onde a melhor solução para a sala 236 trouxe uma redução do consumo energético de 36% e para a sala 301 a redução foi de 22%. Outra análise realizada foi o atendimento ao critério de desempenho da norma NBR 15575 (2013), após o emprego das estratégias passivas, a sala 236 apresenta desempenho superior e a sala 301 apresenta o desempenho intermediário. Ao final do trabalho foram apresentadas as conclusões e propostas para futuros trabalhos.
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