Dança moderna e pilates: um estudo sobre tradição, narração e prática pedagógica
Abstract
Este estudo teve como problematização central investigar o modo que a narração, na prática pedagógica do Método Pilates e da Dança Moderna, pode constituir uma experiência no/ pelo corpo. Caracterizou-se em uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo narrativa participante, uma vez que, tanto alunos e alunas, quanto a pesquisadora foram sujeitos do estudo. As práticas corporais foram desenvolvidas com acadêmicos do primeiro semestre do Curso de Dança Bacharelado e Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria, estado do Rio Grande do Sul, na disciplina de Exercícios Técnicos I, componente curricular cujo conteúdo trata da Dança Moderna. Foram adotados os seguintes procedimentos metodológicos, divididos em três momentos, para melhor utilização do tempo de aula: no primeiro momento, realizou-se a preparação de corpo baseada nos princípios do movimento Pilates. No segundo momento, os alunos e alunas foram orientados(as) –pedagogicamente- a experimentar, identificar e relacionar esses princípios, destas práticas corporais à técnica da Escola de Martha Graham. E, no terceiro momento, possibilitou-se um espaço de diálogo a respeito dessas experiências no corpo. Após essas atividades, realizou-se a descrição das práticas pedagógicas, enfatizando as narrativas dos participantes desta pesquisa. Como ponto de partida, a fim de discutir as aproximações das duas tradições enfocadas, foram elencadas comparações entre os princípios do movimento do Pilates e a técnica de Graham e, também, movimentos técnicos em relação aos exercícios do Pilates, atravessados por recursos didáticos, os quais tinham como função promover possibilidades de experiência no corpo e pelo corpo. As materialidades que emergiram desta aplicação teórico-prática afiançaram ser possível propiciar/gerar experiência no corpo e pelo corpo, com a concepção e a abordagem de corpo escolhida pelo professor.
Collections
The following license files are associated with this item: