Gestão universitária e qualidade na extensão: institucionalização de cursos de línguas estrangeiras na UFSM
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2018-06-27Metadatos
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A pesquisa foi realizada no âmbito do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão
Educacional na linha “Políticas Públicas e Gestão da Educação Básica e Superior”. Trata da extensão
universitária em termos de gestão e qualidade, por meio de uma proposta de institucionalização dos
cursos de língua estrangeira na UFSM, vinculados ao Departamento de Letras Estrangeiras
Modernas (DLEM), contexto funcional da autora. O objetivo foi reconhecer os indicadores de
qualidade relacionados aos cursos de extensão em línguas estrangeiras na UFSM para propor sua
institucionalização. A metodologia de pesquisa utilizada foi quantiqualitativa do tipo estudo de caso. A
revisão bibliográfica tratou de gestão universitária, gestão da extensão, qualidade no ensino superior,
concepções, história da extensão, legislação pertinente e a importância da língua estrangeira para a
internacionalização na educação superior. Os instrumentos para a construção dos dados foram: a
pesquisa bibliográfica, a observação participante, a análise documental, questionários semiabertos
on-line e entrevistas semiestruturadas. Os participantes da pesquisa foram alunos, tutores e gestores
acadêmicos dos cursos de extensão em língua estrangeira do DLEM e gestores universitários da
UFSM. O tratamento dos dados foi realizado através da técnica de análise de conteúdo. Os
resultados comprovaram o interesse da comunidade acadêmica e externa na institucionalização dos
cursos de extensão em línguas estrangeiras na UFSM. Como produto desta pesquisa, aponta-se
indicadores de qualidade para a criação de uma unidade administrativa para o ensino de idiomas: no
campo da gestão e suas políticas - a formação de uma equipe gestora e pedagógica capacitada em
gestão acadêmica e que atue com base na gestão democrática, o apoio institucional e a elaboração
de uma política linguística para a UFSM, no sentido de fortalecer o processo de internacionalização;
em relação à infraestrutura – dotação orçamentária, espaço físico próprio ou maior disposição de
salas de aula para os cursos, aquisição de novos equipamentos e inclusão de novos servidores.
Ainda, no quesito relação comunidade-universidade, o desafio é ampliar a oferta dos cursos de
idiomas para a comunidade interna e externa, bem como as opções de línguas estrangeiras; em
relação ao plano pedagógico, os participantes consideraram fundamental: a capacitação didáticopedagógica
dos tutores, a interação harmoniosa entre tutores e alunos, currículo que contemple
atividades culturais, material didático de excelência e avaliação formativa com feedback aos alunos e;
quanto à produção acadêmica e materiais didáticos dos cursos, sugere-se ampliar a divulgação. Por
fim, propõe-se um Núcleo de Extensão em Línguas Estrangeiras (NELE) como uma unidade do
organograma institucional da UFSM.
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