Profissional de apoio: práticas colaborativas com ênfase inclusiva no espaço escolar
Resumo
Pesquisa vinculada ao Curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria, na linha de Gestão Pedagógica em Contextos Educativos. Tem como objetivo compreender a presença e as especificidades do profissional de apoio para a inclusão escolar dos alunos com deficiência. O percurso investigativo assumiu aspectos da pesquisa qualitativa a partir da busca de dados que vá ao encontro do objetivo de pesquisa. Os referenciais teóricos perpassaram os documentos legais e produções científicas que suscitam a discussão referente ao trabalho do profissional de apoio, a formação de professores e os percursos da educação inclusiva. Na investigação do campo foram utilizados a observação participante, diário de bordo e a entrevista semiestruturada com os profissionais de apoio de uma escola da rede municipal de Santa Maria-RS. A análise dos achados foi realizada a partir da técnica de categorização, por meio da qual se constatou que as categorias versam em relação as práticas de ensino, apoio pedagógico e a formação para atuar como profissional de apoio. Conclui-se desta forma que os professores regentes que atuam no município de Santa Maria compreendem que o profissional de apoio realiza práticas de ensino com os alunos público-alvo da educação especial, que os profissionais de apoio percebem o seu papel na inclusão dos alunos com deficiência como um apoio pedagógico. Sendo necessário que esses profissionais de apoio passem por um processo formativo para atuar com os alunos caracterizados como público-alvo da educação especial. Em conclusão, a construção de um Referencial de Formação para os profissionais de apoio que atuam na rede municipal de Santa Maria se caracterizou como o produto desta pesquisa de mestrado profissional.
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