Brincadeiras cantadas nas aulas de Educação Física: uma revisão bibliográfica
Abstract
O presente estudo está vinculado ao Curso de Pós-Graduação nível Especialização em Educação Física escolar da Universidade Federal de Santa Maria. Tem por objetivo elencar publicações por meio de uma revisão bibliográfica na temática: Educação Física, Infância e as brincadeiras cantadas. Possui como aporte metodológico uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo. O referencial teórico está baseado em autores como: Bracht (1999), Souza (2010), Corrêa (2013), Brito (2003), Aguiar (1998), Decian, Ivo e Marin (2015). Foram estabelecidas duas categorias distintas para análise dos resultados tendo como base os descritores que foram utilizados para busca, Educação Física e os conteúdos desenvolvidos e Educação Física e brincadeiras cantadas. A partir da pesquisa nos periódicos, os artigos encontrados foram organizados na forma de tabelas, são 4 relacionados ao tema. Para finalizar concluiu-se que não foram encontradas publicações que relacionam as brincadeiras cantadas e a Educação Física em específico, porém no processo de aprendizagem estas brincadeiras tornam-se uma aliada com seu potencial de ensinar e envolver as crianças, desta forma ressalto a importância das brincadeiras cantadas junto com a Educação Física, proporcionando interação e produção de conhecimento, visto que, educação deve ser um processo envolvente e que desperte interesse e satisfação das crianças.
Collections
- Educação Física Escolar [200]
The following license files are associated with this item: