Uma discussão sobre a arbitragem e sua utilização no contexto esportivo escolar
Abstract
O artigo tem objetivo apresentar pressupostos para o desenvolvimento da arbitragem como elemento do ensino esportivo, considerando-se que a arbitragem não é o objeto principal para o desenvolvimento do mesmo. A sua metodologia é constituído em dois momentos o primeiro constitui-se de um levantamento cartográfico acerca dos episódios polêmicos envolvendo a arbitragem durante o Campeonato Brasileiro de 2015, e a partir deste busca descrever e analisar os fatos e seus desdobramentos midiáticos referente utilização da arbitragem como fonte de polêmica. O segundo momento um estudo diagnóstico descritivo exploratório, através da aplicação da Escala tipo Likert em três escolas atendidas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), com o intuito de verificar como se aplicado o conteúdo arbitragem no ensino esportivo escolar. Em seguida, é apresentado indicações para a utilização da arbitragem no ensino esportivo em forma conjunta ao conteúdo aos demais conteúdos relativos ao jogo. Sendo assim, pressupor as necessidades relacionadas à arbitragem constitui-se como elemento fundamental ao desenvolvimento do jogo e a sua compreensão. Obviamente, esta tarefa requer qualificação e discussão envolvendo o conteúdo específico da arbitragem, relacionado aos demais conteúdos esportivos.
Collections
- Educação Física Escolar [200]
The following license files are associated with this item: