O gestor escolar frente às políticas públicas educacionais: o PIBID em foco
Abstract
Esta Monografia procurou investigar as repercussões do PIBID na gestão de uma escola pública estadual de Educação Básica de Santa Maria/RS. O problema de pesquisa consiste em: a escola se percebe como formadora de professores mediante o PIBID? Como objetivo geral buscou-se investigar as repercussões do PIBID na gestão de uma escola pública estadual de Educação Básica de Santa Maria/RS. Para alcançar as metas propostas, foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa. O instrumento empregado foi um questionário com perguntas abertas respondidas por uma professora gestora que, de 2016 a 2018, ocupa o cargo da direção. De forma geral, os resultados indicam ausência da escola nas discussões e nas orientações das decisões envolvendo as ações desenvolvidas diariamente pelo PIBID no seu contexto. Convém destacar as dificuldades da gestão escolar para reconhecer a função social da escola como instituição co-formadora de professores.
Collections
- Gestão Educacional [289]
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