A deficiência visual e o mundo microscópico: modelos didáticos - uma metodologia alternativa
Abstract
A utilização de modelos didáticos no ensino de Ciências torna-se uma alternativa didática para integrar alunos com Deficiência Visual em classes regulares. Com a utilização de modelos didáticos celulares, conseguimos abordar o mundo microscópico para alunos videntes e para os não videntes. O objetivo da pesquisa foi testar a hipótese se as atividades metodológicas alternativas, através do uso de modelos didáticos no ensino de célula, podem auxiliar alunos videntes e com Deficiência Visual no aprendizado de conceitos básicos de Biologia Celular. O total de alunos participantes foram: 23 alunos videntes e cinco alunos com Deficiência Visual (três cegos e dois com baixa visão), de 8º e 9º ano, do ensino fundamental. A pesquisa ocorreu em cinco momentos: a) pré teste, b) atividade de percepção tátil, c) intervenção do pesquisador,
d) pós-teste I e e) pós-teste II - entrevista após cinco meses. Os resultados encontram-se em dois manuscritos. O primeiro manuscrito aborda questionamentos referentes à convivência em sala de aula com os colegas videntes e com Deficiência Visual e sobre o ensino e a aprendizagem de Ciências. Foi perceptível nas falas dos alunos que a inclusão beneficia tanto o aluno com Deficiências Visual quanto o aluno sem deficiência na questão do seu crescimento pessoal e na interação com os colegas. É no ambiente escolar que os alunos deparam-se com a diversidade, eles perceberam que cada um tem a sua individualidade e singularidade. O segundo manuscrito abordou a utilização dos modelos didáticos como metodologias alternativas para o ensino dos seguintes conceitos de Biologia Celular: formas celulares, processo de multiplicação celular e cicatrização da pele. Os resultados demonstraram que os alunos obtiveram um maior entendimento com o uso da metodologia apresentada, podendo ser percebido, nas suas respostas, maior clareza e objetividade, após a realização das atividades. A utilização de modelos tridimensionais elaborados de forma a serem tateados e visualizados contribui para a inclusão do aluno com Deficiência Visual, juntamente com o aluno vidente. Os alunos videntes puderam utilizar outro sentido, além da visão, para, em primeiro momento, “ver” as células, vivenciando um pouco das dificuldades encontradas por seus colegas.
The following license files are associated with this item: