Performance docente na (co)autoria de recursos educacionais abertos (REA) no ensino superior: atos éticos e estéticos
Fecha
2017-12-01Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Os Recursos Educacionais Abertos (REA) são composições éticas e estéticas que alicerçam a educação aberta ao democratizarem acesso ao conhecimento, considerarem a pluralidade de ideias e contextos educacionais por meio da (co)autoria e do compartilhamento aberto em rede. O foco desta tese é esse movimento de abertura, através da realização de REA, visando à superação da consciência ingênua. A formação da consciência crítica dos sujeitos problematiza as distorções da cultura copyright nos contextos educacionais, constituindo-os/as em (co)autores/as sociais. Diante disso, o problema desta pesquisa foi: em que medida a performance docente, na (co)autoria de REA no Ensino Superior, potencializa atos éticos e estéticos? Para tanto, o movimento espiralado cíclico da pesquisa-ação sustentou (re)planejamento, ação, observação e reflexão da performance docente para compreensão teórica, política e ideológica do movimento REA e o (co)autorar de composições abertas, em cursos de formação inicial de professores, do Centro de Educação (CE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O acoplamento teoria e prática, potencializado pela pesquisa-ação, tem, no dialogismo bakhtiniano e na educação libertadora freireana, as bases teórico-metodológicas para os movimentos do tesear. Assim, elaboramos diferentes sentidos na análise dialógica dos dados produzidos: enunciados verbais (registros de observação e questionários) e enunciados verbo-visuais (REA realizados). Nossos resultados direcionam para a compreensão de que a performance docente, quando potencializa a abertura legal das composições, constitui-se como um primeiro passo de conscientização e enfrentamento da cultura dominante (a copyright). Diante disso, consideramos que enfrentá-la pressupõe busca permanente pela liberdade, por meio da nossa inserção crítica na realidade. Ou seja, requer a compreensão das contradições dessa cultura e da nossa condição de (co)autores/as sociais que, em atos éticos e estéticos, podemos transformar dada realidade, criando e fortalecendo a cultura REA. Portanto, a performance docente potencializa atos éticos e estéticos na (co)autoria de REA quando promove a superação da consciência ingênua e fortalece a formação da consciência crítica.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: