Representações de atores sociais em fontes autorais e não autorais em relatórios de estágio de um curso Técnico em Agropecuária Integrado: um estudo sistêmico-funcional
Fecha
2018-08-30Metadatos
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Esta pesquisa versa sobre as representações de atores sociais em fontes autorais e não autorais em relatórios de estágio supervisionado do curso Técnico em Agropecuária Integrado. O objetivo geral é analisar as representações para atores sociais em fontes autorais e não autorais em um conjunto de relatórios de estágio elaborados no contexto da área da Agropecuária. O aporte teórico principal da pesquisa compreende os pressupostos teóricos da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF): a noção de linguagem, os sistemas de transitividade e de taxe, da metafunção ideacional, e o recurso semântico de projeção (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014). Nesta pesquisa, também são usadas as categorias sociossemânticas de atores sociais (VAN LEEUWEN, 2008). O universo de análise é o Curso Técnico em Agropecuária Integrado do IFFar – Campus Santo Augusto. O corpus de pesquisa é constituído de um conjunto de relatórios de estágio do referido curso. Os procedimentos de análise envolvem a investigação dos recursos linguísticos utilizados para indicar as fontes não autorais nos relatórios, a verificação dos atores sociais nas fontes autorais e não autorais dos relatórios e a análise das representações dos atores sociais construídas nos relatos das fontes autorais e não autorais. Os resultados indicam que o estudante estagiário, o produtor rural, o supervisor técnico em agropecuária e o especialista do campo da pesquisa em agropecuária são discursivamente representados nos textos do corpus. O número de exclusões é maior do que o número de inclusões em ambas as fontes. Nas duas fontes, o produtor rural é discursivamente o ator social com o maior número de exclusões, as quais são realizadas por nominalizações e pelo apagamento do agente da passiva nos textos. Nas fontes autorais, o estudante estagiário é discursivamente o ator social com o maior número de inclusões, por funcionalização. Nas fontes não autorais, o produtor rural é o único ator social incluído, por meio da espacialização. Com relação às atividades, nas fontes autorais, nas inclusões, as do estudante estagiário compreendem aquelas que envolvem ações do mundo da consciência, realizadas por processos mentais. As do produtor rural dizem respeito ao exercício prático, com ações materiais. As do supervisor técnico em agropecuária são representadas nos textos por processos mentais. Quatro são as representações discursivamente construídas para o estudante estagiário: o estudante estagiário ponderante, o estudante estagiário realizador de coisas no mundo externo, o estagiário técnico em agropecuária e o estagiário autor do relatório. O estudante estagiário é representado como ativo na maioria dessas representações. Para o produtor rural, três são as representações discursivamente construídas: como um profissional que realiza atividades agropecuárias, como produtor proprietário e como produtor cliente. O supervisor técnico em agropecuária é representado como aquele profissional que acompanha o trabalho do estudante estagiário assim como o do produtor rural. Com relação às exclusões, nas fontes autorais, o produtor rural apresenta o maior número de ocorrências, por nominalização, seguido do estudante estagiário, cuja maioria das exclusões é realizada pelo apagamento do agente da passiva, e do supervisor técnico, o qual é excluído na maioria das ocorrências por nominalização. Nas fontes autorais, as atividades representadas no discurso para os referidos atores sociais são realizadas, em maior número, respectivamente, por processos materiais, mentais e mentais. No contexto investigado, parece existir uma dinâmica de relações sociais que inclui o produtor rural, que lida com as atividades materiais, o supervisor técnico, que orienta ambos o produtor rural em suas atividades assim como o estudante estagiário em seu processo de estudos práticos, o especialista do campo da pesquisa em agropecuária, que apresenta conteúdos teóricos mais especializados, e o estudante estagiário, que se representa como aprendiz em meio à prática de estágio.
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