Ensino de física a partir da articulação Freire - CTS: lançando um olhar sobre as escolas do campo
Fecha
2018-07-04Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
A presente pesquisa tem como objetivo investigar elementos teóricos e práticos que podem balizar a organização de estratégias didático-metodológicas ancoradas na articulação dos pressupostos Freireanos e do enfoque Ciência – Tecnologia - Sociedade (CTS) visando contribuir com o processo de ensino-aprendizagem de Física nas escolas do campo. Nesse sentido, buscando responder nossa questão de pesquisa “Quais elementos teóricos e práticos, a partir da aproximação Freire – CTS, podem balizar a organização de estratégias didático-metodológicas para o Ensino de Física nas escolas do campo?”, realizamos uma pesquisa de cunho qualitativo a partir dos seguintes instrumentos: levantamento bibliográfico nas atas dos principais eventos na área de ensino de Física/Ciências, entrevistas semiestruturadas com as diretoras e os professores de Física das duas escolas do campo de um município da região central do estado do Rio Grande do Sul, análise dos Projetos Político Pedagógicos dessas escolas e entrevista semiestruturada com a Assessora das Escolas do Campo da Coordenadoria Regional de Educação a qual as escolas fazem parte. A análise dos dados foi orientada pela Análise de Conteúdo, chegando às seguintes dimensões emergentes: (i) Educação no Campo ou Educação do Campo?, (ii) Estratégias didático-metodológicas para o ensino de Física e (iii) Desafios e possibilidades para o trabalho docente. Os resultados evidenciam que a falta de formação inicial e continuada que dê suporte para a discussão e o entendimento das questões do campo prejudicam o processo de ensino-aprendizagem de Física nas escolas do campo. A pesquisa nos permitiu perceber que, nas escolas pesquisadas, o currículo não é construído a partir de questões relacionadas ao contexto das escolas. Portanto, evidenciamos que formações balizadas na articulação Freire - CTS poderiam contribuir com o processo de ensino-aprendizagem de Física e com a formação dos sujeitos do campo.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: