Produção de material didático acessível para surdos no moodle
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2017-08-18Metadatos
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A inclusão de estudantes surdos no ensino superior é uma realidade na Universidade Federal
de Santa Maria (UFSM). Com isso, a utilização do Ambiente Virtual de Ensino e
Aprendizagem (AVEA) MOODLE pela instituição trouxe alguns desafios, tanto para os
professores quanto para os estudantes surdos. A fim de minimizar os problemas relacionados
à acessibilidade do MOODLE para estes estudantes e da necessidade de apresentar materiais
didáticos acessíveis aos alunos e professores, este estudo teve como foco a produção de
Material Didático Acessível (MDA). A “acessibilidade do estudante surdo ao ensino superior
apoiado pelo Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem (AVEA) Moodle” tem viabilidade
através das implementações do moodle.org e é garantida pelo Decreto 6.949/2009, que
orienta que os materiais de ensino sejam disponibilizados nas “línguas e nos modos e meios
de comunicação mais adequados ao indivíduo e em ambientes que favoreçam ao máximo seu
desenvolvimento acadêmico e social”. Com isso, esta pesquisa teve como objetivo avaliar as
contribuições e os limites de uma Disciplina Aberta (DA), produto da pesquisa, no AVEA
Moodle em relação à produção de MDA para estudantes surdos no contexto da UFSM. A
pesquisa apoiou-se na abordagem qualitativa, um estudo exploratório descritivo com análise
documental e de conteúdo que possibilitou a interpretação de uma realidade materializada nos
relatórios de acesso dos participantes da pesquisa à DA no Moodle e na análise das respostas
obtidas nos questionários. A avaliação da DA foi realizada por meio de questionários online
sobre a DA, aplicados aos estudantes surdos, professores surdos e professores ouvintes.
Como resultados da avaliação da DA, os professores surdos e ouvintes indicaram que a
apresentação visual dos materiais didáticos da DA permitiriam ao estudante surdo acessar os
materiais na perspectiva do design universal. Os estudantes surdos, por sua vez, declararam
ser positiva a iniciativa de produção de MDA em AVEA. A análise dos dados obtidos
permitiu estabelecer relações entre a literatura adotada e a realidade investigada, sendo que os
estudantes surdos julgaram pertinentes as colocações das imagens como contextualizadores
dos textos utilizados na disciplina, porém tiveram dificuldades para visualizar a legenda
através do tradutor do VLibras, os professores surdos não declaram problemas relativos ao
uso do tradutor de Libras, bem como os professores ouvintes, nos demais quesitos do
instrumento, a avaliação foi positiva, principalmente à contextualização das imagens aos
textos produzidos na DA e também à apresentação em duas colunas. A DA apresenta
elementos organizacionais, desenvolvidos e disponibilizados considerando-se os princípios
gerais de acessibilidade para materiais em formato virtual, visando, com isso, contribuir à
permanência e sucesso do estudante surdo nesta modalidade de ensino.
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