Selfies no Tinder masculinidades como performance
Abstract
A presente pesquisa explora como os selfies promovem novas masculinidades no ciberespaço apresentadas no aplicativo mais popular de relacionamentos do mundo, o Tinder, e como estes homens relacionam-se com o smartphone para gerir performances masculinas a partir da imagem de si. Procura-se compreender como o gênero e as subjetividades constroem o self a partir de um habitus compartilhado entre os homens e como estas identidades podem ser percebidas pela imagem na construção de um perfil em um aplicativo de dispositivo móvel. Através de uma etnografia multissituada, foram analisadas 590 correspondências e dez usuários que colaboraram com a pesquisa desde agosto de 2015 até março de 2017. Na discussão metodológica, a etnografia multissituada busca dar conta das subjetividades a partir da perspectiva socioantropológica. O estudo é uma contribuição para o campo das masculinidades e das identidades de gênero atravessadas pela rede online. A pesquisa veicula-se às Ciências Sociais, especialmente na corrente antropológica da cibercultura. A análise foi estruturada de modo a compreender como as masculinidades atuam nos selfies, isto é, como as reproduções de gênero podem ser compreendidas pelos usuários do aplicativo Tinder.
Collections
The following license files are associated with this item: