Pedagogia específica de orientação de estágio: uma investigação narrativa
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2017-10-11Metadatos
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Esta tese de doutorado em Educação foi desenvolvida na Linha de Pesquisa 1 – Formação,
Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da
Universidade Federal de Santa Maria e está atrelada aos estudos no campo da Pedagogia
Universitária e Formação de Professores, realizados pelo grupo de pesquisa CNPq Trajetórias
de Formação – GTFORMA. O objetivo geral da tese foi compreender de que modo a
pedagogia específica de estágio curricular supervisionado se constitui. A opção metodológica
foi a pesquisa narrativa, orientada pela compreensão paradigmática dos fenômenos estudados.
Os instrumentos utilizados na pesquisa foram documentos oficiais e, principalmente,
entrevista narrativa para transformar histórias orais em narrativas materializadas. Docentes
orientadores de estágio curricular supervisionados de 14 cursos de licenciatura da UFSM
foram colaboradores do estudo. Os conhecimentos profissionais e a base de conhecimento ao
ensino propostos por Lee Shulman, em especial, o processo de raciocínio pedagógico e o
conhecimento pedagógico do conteúdo são elementos teóricos balizadores das discussões e
reflexões sobre formação de professores. As narrativas foram submetidas à interpretação e
compreensão narratológica. Esse procedimento envolveu o processo de tematização, no qual
diferentes elementos temáticos constituíram três dimensões temáticas denominadas:
apropriação narrativa, trajetórias docentes e modos de atuação específicos; configurando um
modo específico de atuação docente que se caracterizou como Pedagogia Específica.
Reconheceu-se a característica fundamentalmente narrativa que proporciona que o orientador,
por meio da narrativa do outro, compreenda um espaço educacional distinto daquele no qual
atua. Evidenciou-se que as trajetórias docentes destes orientadores influenciam concepções
docentes que implicam no modo como concebem e realizam a atividade de orientação de
estágio. Os modos de atuação específica dos orientadores são moldados pela identificação do
pouco ou inexistente processo de raciocínio pedagógico ao longo dos cursos que capacite o
futuro professor a elaborar o conhecimento pedagógico do conteúdo. Neste sentido, o
conhecimento pedagógico do conteúdo está implicado na atividade de orientação de estágio,
pois envolve a combinação dos conhecimentos advindos da área específica de formação e os
pedagógicos, levando em conta o contexto no qual a atividade de estágio ocorre. Revelou-se
que as dimensões atribuem características ao modo de atuação específica de formadores
orientadores de estágio e moldam as práticas pedagógicas por eles desenvolvidas na formação
inicial de futuros professores. A pesquisa não esgota os elementos que compõem a pedagogia
específica do estágio, mas desvelou indicadores que permitiram atribuir à docência superior
nas disciplinas de estágio curricular supervisionado atenção por parte da Pedagogia
Universitária enquanto campo de estudos.
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