O imaginário e a formação docente: reflexões sobre a docência universitária a partir de uma cultura colaborativa
Abstract
Os esforços, investigativos desta pesquisa centram-se na temática do professor de ensino superior e para a formação do profissional que atua neste nível de ensino a partir da teoria do imaginário. Esta tese que faz parte do Programa de Pós-Graduação em Educação, em nível de doutorado, na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional da Universidade Federal de Santa Maria, debruça-se sobre uma proposta de trabalho através de práticas colaborativas para pensar a formação, apresentando o seguinte problema: De que forma uma proposta de trabalho através de práticas colaborativas favorecem a formação do professor de ensino superior? Se quer defender aqui as formas de interação entre pares docentes, que vão além das conversas rápidas e superficiais de corredores, e de departamentos, para uma troca consistente entre olhares e concepções, a partir de observações e reflexões na e sobre a prática, resultando em novos significados na docência universitária. A investigação apresenta os seguintes objetivos: Geral: Compreender o impacto e a forma como as práticas colaborativas favorecem a formação do professor de ensino superior e (res)significam as práticas pedagógicas do docente universitário; específicos: Compreender os processos e dinâmicas formativas desenvolvidos pelos professores que participam de uma experiência colaborativa; investigar o potencial da observação empática como uma prática de reflexão e partilha pelos docentes do ensino superior; conhecer os diferentes tipos de professor e docência universitária nas diferentes áreas do conhecimento e culturas profissionais. Com a intenção de trazer para o debate as discussões da formação dos professores universitários, a partir de uma prática colaborativa, os estudos pautados no Imaginário social, possibilitam, além da construção de uma concepção teórica, uma compreensão de concepções epistemológicas e metodológicas diferenciadas, sendo assim apresento, como aporte metodológico, deste projeto a abordagem biográfica, tendo como produção dos dados o apoio nas narrativas, o grupo focal e a observação empática. Dessa forma, a tese aqui defendida acredita na potência formativa da ação da observação empática, como possibilidade de um deslocamento de sentido, onde os símbolos disponíveis sejam investidos de outras significações, novas e reelaboradas, numa ressignificação das práticas formativas na docência universitária. Foi possível detectar na produção desta tese que o desenvolvimento de práticas que promovem a partilha, a colaboração, o apoio no colega, incidem na formação docente. Essa afirmativa foi constatada pelo fato de que é a partir da confiança entre os pares que a aprendizagem docente é favorecida pelos encontros potentes, dos quais expandem as formas de pensar, agir e compreender a realidade, assim como possibilitam o (trans)formar-se no exercício da docência.
Collections
The following license files are associated with this item: