dc.creator | Mota, Lúcius Batista | |
dc.date.accessioned | 2018-12-19T13:02:54Z | |
dc.date.available | 2018-12-19T13:02:54Z | |
dc.date.issued | 2017-10-10 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15135 | |
dc.description.abstract | This thesis is the result of a qualitative research based on interviews carried out with sixteen
oboe teachers from different states, including the South, Southeast, Midwest and Northeast
regions. The in-person interviews conducted can be classified as narratives
(JOVCHELEVITCH; BAUER, 2002), or episodic storytelling (FLICK, 2002). Because the
interviews dealt with several phases of the interviewees' lives and career, the research
acquired a (auto) biographical profile (BOLIVAR, 2002; FERRAROTI, 2014). The data were
analyzed through the Grounded Theory (CHARMAZ, 2009). The research initially aimed to
understand the relationship between the professional identity of oboe teachers and the way
they deal with issues such as teaching, the place of music in the university, the different
learning spaces, among others. From a theoretical point of view, two books by Claude Dubar
(2005; 2009) play a central role throughout the thesis. The discussion regarding the identity of
artists who teach was based on texts written by Louro (2004), Almeida (2009), Arruda (2012)
and Thornton (2012), which address the artist's relationship with the academy. Two concepts
are proposed in order to contribute to the understanding of the identity of oboe teachers: Oboe
World and body technologies. The thesis is divided into five sections: Theoreticalmethodological
paths; Learning, which discusses the teachers’ Educational process; Teaching
that seek to understand the pedagogical theory of each one; Living, which it is discussed how
the identity of oboist is related to the different places of work; and the Conclusion, that
proposes that there is a strong identity of oboist, around which, as the metaphor of the
Sunflower (LOURO, 2004) revolve the many faces of the respondents. Despite several
chances that the area of ARTS/MUSIC has undergone in recent decades, there is still conflict
between teachers in the parameters of artistc production, in particular in the post-graduation.
Between each of the major sections, a prelude, interludes, and postlude were included, which
adopted a freer, more subjective and literary style, in contrast to the more formal writing of
the rest of the work. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ensino e aprendizagem do oboé | por |
dc.subject | Professores de instrumento | por |
dc.subject | Cultura conservatorial | por |
dc.subject | Identidade de professores | por |
dc.subject | Oboe learning and apprenticeship | eng |
dc.subject | Instrument teachers | eng |
dc.subject | Conservatorial culture | eng |
dc.subject | Teachers identity | eng |
dc.title | Identidades profissionais: um estudo de narrativas (auto)biográficas de professores de oboé | por |
dc.title.alternative | Professional identities: a study of oboe professors (auto)biographical narratives | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.description.resumo | A tese é fruto de pesquisa de caráter qualitativo na qual foram entrevistados dezesseis
professores de oboé de diferentes estados, incluindo as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e
Nordeste. Foram realizadas entrevistadas presencias que podem ser classificadas como
narrativas (JOVCHELEVITCH; BAUER, 2002) ou episódicas (FLICK, 2002). Uma vez que
as entrevistas trataram de diversas fases da vida e da carreira dos entrevistados, a pesquisa
passou a ter perfil (auto)biográfico (BOLIVAR, 2002; FERRAROTI, 2014). Os dados foram
analisados através da Teoria Fundamentada (CHARMAZ, 2009). A pesquisa buscou
inicialmente compreender a relação entre a identidade profissional de professores de oboé e a
forma como estes lidam com questões tais como o ensino, o lugar da música na universidade,
os diferentes espaços de aprendizagem do oboé, entre outras. Do ponto de vista teórico, dois
livros de Claude Dubar (2005; 2009) ocupam posição central ao longo da tese. A discussão da
identidade de artistas que ensinam se baseou em textos de Louro (2004), Almeida (2009),
Arruda (2012) e Thornton (2012) que abordam a relação do professor artista com a academia.
Dois conceitos são propostos como forma de auxiliar a compreensão da identidade dos
professores de oboé: O Mundo do Oboé e tecnologias do corpo. A tese está dividida em cinco
seções: Caminhos teórico-metodológicos; Aprender, na qual se discute a formação dos
professores entrevistados; Ensinar, na qual se busca compreender a teoria pedagógica de cada;
Viver, na qual se discute como a identidade de oboístas se relaciona com os diferentes locais
de atuação; e Conclusão, que propõe a existência de uma identidade forte de oboísta em torno
da qual, como na metáfora do Girassol (LOURO,2004), giram as várias faces de atuação dos
entrevistados. Apesar das diversas mudanças pelas quais passou a Área de ARTES/MÚSICA
nas últimas décadas, ainda há conflito entre os professores e os parâmetros de produção
artística, em particular na pós-gradução. Entre cada uma das grandes seções, foram incluídos
um prelúdio, interlúdios e poslúdio, no quais um estilo mais livre, subjetivo e literário foi
adotado, em contraste com o texto mais formal do restante do trabalho. | por |
dc.contributor.advisor1 | Louro-Hettwer, Ana Lúcia de Marques e | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8744911424416533 | por |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Valeska Maria Fortes de | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3628223248832085 | por |
dc.contributor.referee2 | Garbosa, Guilherme Sampaio | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2420177584198455 | por |
dc.contributor.referee3 | Souza, Jusamara Vieira | |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/7515925507360029 | por |
dc.contributor.referee4 | Bozzetto, Adriana | |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/0932578937951219 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4665534061157001 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |