Identidades profissionais: um estudo de narrativas (auto)biográficas de professores de oboé
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2017-10-10Metadatos
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A tese é fruto de pesquisa de caráter qualitativo na qual foram entrevistados dezesseis
professores de oboé de diferentes estados, incluindo as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e
Nordeste. Foram realizadas entrevistadas presencias que podem ser classificadas como
narrativas (JOVCHELEVITCH; BAUER, 2002) ou episódicas (FLICK, 2002). Uma vez que
as entrevistas trataram de diversas fases da vida e da carreira dos entrevistados, a pesquisa
passou a ter perfil (auto)biográfico (BOLIVAR, 2002; FERRAROTI, 2014). Os dados foram
analisados através da Teoria Fundamentada (CHARMAZ, 2009). A pesquisa buscou
inicialmente compreender a relação entre a identidade profissional de professores de oboé e a
forma como estes lidam com questões tais como o ensino, o lugar da música na universidade,
os diferentes espaços de aprendizagem do oboé, entre outras. Do ponto de vista teórico, dois
livros de Claude Dubar (2005; 2009) ocupam posição central ao longo da tese. A discussão da
identidade de artistas que ensinam se baseou em textos de Louro (2004), Almeida (2009),
Arruda (2012) e Thornton (2012) que abordam a relação do professor artista com a academia.
Dois conceitos são propostos como forma de auxiliar a compreensão da identidade dos
professores de oboé: O Mundo do Oboé e tecnologias do corpo. A tese está dividida em cinco
seções: Caminhos teórico-metodológicos; Aprender, na qual se discute a formação dos
professores entrevistados; Ensinar, na qual se busca compreender a teoria pedagógica de cada;
Viver, na qual se discute como a identidade de oboístas se relaciona com os diferentes locais
de atuação; e Conclusão, que propõe a existência de uma identidade forte de oboísta em torno
da qual, como na metáfora do Girassol (LOURO,2004), giram as várias faces de atuação dos
entrevistados. Apesar das diversas mudanças pelas quais passou a Área de ARTES/MÚSICA
nas últimas décadas, ainda há conflito entre os professores e os parâmetros de produção
artística, em particular na pós-gradução. Entre cada uma das grandes seções, foram incluídos
um prelúdio, interlúdios e poslúdio, no quais um estilo mais livre, subjetivo e literário foi
adotado, em contraste com o texto mais formal do restante do trabalho.
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