Do picadeiro à escola: as atividades circenses e as relações com a educação física
Abstract
A Educação Física escolar desenvolve conteúdos que trabalham a Cultura Corporal englobando as mais variadas formas de se trabalhar com o corpo. Desse modo, as atividades circenses também podem ser incluídas na Educação Física pelas suas possibilidades de atividades de domínio corporal com malabarismos, acrobacias, atividades de interpretação e atividades aéreas. O objetivo desse estudo foi verificar a importância das atividades circenses como uma das práticas corporais inseridas nos conteúdos da Educação Física escolar de forma a propor a compreensão de questões culturais do circo. A metodologia aplicada foi estruturada por uma pesquisa descritiva e exploratória pautada em achados científicos que estivessem de acordo com o objetivo proposto. As discussões mostraram que as transformações no mundo do circo foram mudanças significativas na cultura e que devem ser tratadas no ambiente escolar, em especial na Educação Física para favorecer ao aluno um conhecimento corporal amplo e sobre o contexto de sua realidade social, através da compreensão e reflexão desse aluno sobre o lugar em que está e a cultura que o rodeia, trazendo contribuições para seu pensamento crítico e a sua formação integral.
Collections
- Educação Física Escolar [200]