O CEFD/UFSM na atribuição de sentidos à Educação Física Escolar entre 1970 e 2004
Abstract
Esse trabalho representa um estudo sobre o Centro Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a partir de uma perspectiva histórica. O objetivo principal, aqui, é compreender os sentidos estabelecidos pelo CEFD sobre a Educação Física Escolar, entre 1970 e 2004. Uma iniciativa que se deve ao reconhecimento do considerável alcance das ações dessa instituição em nossa sociedade e a influência que isso pode representar nas iniciativas educacionais mediadas pelo movimento humano nas escolas. Para contemplar o objetivo proposto, o encaminhamento metodológico envolveu a realização de entrevistas de História Oral, modalidade histórias temáticas, com cinco docentes vinculados ao curso de graduação durante o recorte temporal elencado; a consulta a registros documentais com informações a respeito das atividades do Centro de Educação Física; e o estudo de abordagens bibliográficas referentes ao trabalho promovido pelo CEFD ao longo dos anos. As informações obtidas com as diferentes fontes foram interpretadas individualmente e em conjunto, com base na lógica interna e nas referências contextuais dos conteúdos apresentados, levando-nos a um restabelecimento das intervenções educacionais promovidas na Instituição e, com elas, a um conjunto de sentidos atribuídos à Educação Física Escolar. Os indícios apontam para um excelente trabalho formativo desenvolvido com base nas Ciências Naturais e Exatas, a partir de um estreito vínculo com o fenômeno esportivo. Tal tendência suscitou relações de aprendizagem pautadas, predominantemente, por ações de cunho técnico, gerando, entre outras coisas, uma concepção instrumental acerca da motricidade humana na formação de licenciados. Essas concepções derivaram para o entendimento do que deveria ser a Educação Física no contexto escolar, não contemplando, inclusive, algumas determinações legais quanto à prioridade de perspectivas críticas e de promoção da autonomia discente na graduação. Desvios dessa ordem foram interpretadas à luz do Pensamento Sistêmico e do Pensamento Complexo, considerando-se as noções de sistemas, pontos de alavancagem e ecologia da ação nos processos organizacionais gerados institucionalmente. Isso permitiu o reconhecimento do caráter de aparelho de Estado e de aparelho social apresentado pelo CEFD, de forma simultânea. O que o levou, entre outras coisas, a produzir concepções sobre a Educação Física Escolar a partir de influências ambientais em lógicas não necessariamente lineares. Tais considerações figuram como resultado de um arranjo teórico-metodológico sem correspondência em outros trabalhos, constituindo-se, portanto, de forma original.
Collections
The following license files are associated with this item: