O queer e o camp na arte contemporânea latino-americana em um contexto de globalização
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2018-02-22Metadatos
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A presente pesquisa apresenta relações entre arte contemporânea, identidades e
gênero, sendo relacionada à linha de pesquisa de Arte e Cultura. Tem como objetivo
investigar como se desenvolve a estética homoerótica e queer na América Latina no
contexto da globalização. As produções artísticas são tensionadas por conceitos
como ambiguidade e camp, de modo que as identidades e os binarismos sejam
problematizados na arte contemporânea latino-americana, discutindo as relações
entre o global e o local, possibilitando novas interpretações. Dessa forma, propõe-se
o método genealógico de Michel Foucault (1971; 2016) para resgatar discursos
omitidos, permitindo outro modo de compreensão da história, não se pautando na
hierarquia dos saberes. Neste caso, a genealogia problematiza a omissão de
sujeitos e discursos dissidentes na história da arte. Busca-se problematizar as
identidades e sexualidades na arte contemporânea através das teorias queer e de
gênero a fim de desconstruir os códigos binários. Esta dissertação se organiza de
maneira teórica, associando-se em alguns momentos à minha produção artística, e
principalmente à produção de outras artistas, onde se evidencia a subversão às
regras identitárias e de gênero. A partir da produção artística de Ana Mendieta,
Osvaldo Salerno e Hudinilson Jr se problematiza a estética da ambiguidade, onde os
sujeitos desestabilizam o binarismo entre masculino e feminino, provocando
instabilidade no regime epistemológico visual de identificação. A estética camp é
evidenciada através das obras de Flavio de Carvalho, Guillermo Gómez-Peña e
Federico Jorge Klemm, os quais exploram os exageros e as artificialidades,
propondo uma subversão aos discursos socialmente estipulados. Nesta pesquisa de
mestrado não busco definir conceitos, a fim de não criar uma verdade absoluta e de
não afetar as possibilidades interpretativas, busco encontrar novas trajetórias que
possibilitem novas interpretações e novos sujeitos para a contemporaneidade.
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