A maternidade na Casa de Estudantes da UFSM: desafios e conquistas das acadêmicas mães moradoras da CEU
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2018-01-12Metadatos
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Esta pesquisa teve o objetivo principal de compreender como as jovens acadêmicas mães, moradoras da Casa do Estudante Universitário - CEU, conciliam a maternidade à formação acadêmica na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM e como esse processo impacta no acesso aos direitos das mulheres à Educação Superior pública. O estudo se insere na Linha de Pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas (LP2) do curso de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Consideramos pertinente refletir e discutir alguns aspectos que se demonstraram importantes no decorrer da pesquisa, como as questões que envolvem a juventude, as questões de gênero e a maternidade, para subsidiar tais discussões utilizou-se enquanto bibliografia autoras(es) como Mirla Cisne (2014a, 2004b, 2015), Heleieth Saffioti (2004), Pierre Bourdieu (2002), entre outros. A temática de pesquisa emergiu a partir das inquietações percebidas no trabalho desenvolvido como Assistente Social atuante na Educação Superior, cujo foco de atuação está na viabilização da política pública de educação, sobretudo ao que se refere ao acesso e permanência de acadêmicos(as) de baixa renda no ensino superior público. Outro fator que contribui para a emergência da temática pesquisada foi o contato e interesse na pesquisa coordenada pela Professora Sueli Salva, realizada na Casa de Estudantes junto as mães e seus filhos(as). O presente estudo foi realizado com quatro jovens estudantes moradoras da Casa de Estudantes de Santa Maria, que conciliam a maternidade com a formação acadêmica, em um espaço não planejado para esta conciliação. Trata-se uma pesquisa qualitativa, construída através de narrativas autobiográficas, por considerar que esta é a metodologia que melhor pode fazer emergir os aspectos que dizem respeito ao cotidiano das jovens mães estudantes. A produção de dados foi construída através da pesquisa empírica, da bibliográfica e das entrevistas com as jovens, compondo assim a construção de suas narrativas autobiográficas e suas análises, nas quais podemos perceber a desigualdade de oportunidades e os diferentes níveis de dificuldades que envolvem as políticas públicas e educacionais voltadas a graduação das jovens mães, assim como pode-se perceber questões singulares acerca da organização do tempo e das rotinas que perpassam a juventude, a maternidade e a graduação.
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