Quando um professor se faz histórias: o professor Eugênio Schneider e narrativas (auto) biográficas de um legado de ensino de música em Santa Maria - RS
Resumo
A presente proposta, vinculada à linha de pesquisa em Educação e Artes-LP4, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, objetiva compreender como a metodologia de ensino do professor Eugênio Schneider corroborou para um legado em Santa Maria. De forma mais ampla, buscou-se conhecer os aspectos pedagógicos e de ideais acerca do ensino de música desse professor, registrando a história do ensino de música em Santa Maria, possibilitando, assim, a reflexão de práticas pedagógico-musicais de professores de música no contexto em que atuam. Para que isso fosse possível, o trabalho alicerçou-se em lentes teóricas como os processos identitários de professores (NÓVOA, 1992,1995), conceitos de educação e música (LOURO; ARÓSTEGUI, 2003), além de aproximações teóricas da área, as quais tratam da vida e das práticas de professores de música. A pesquisa de cunho qualitativo desenvolveu-se a partir de referenciais da pesquisa (auto)biográfica (NÓVOA; FINGER, 2014; ABRAHÃO, 2004; SOUZA, 2007) e narrativa (STAUFFER; BARRET, 2009; CANDININ, 2006), e teve como base metodológica a história oral temática (MEIHY, 2005). A partir dos dados produzidos e da reflexão sobre as práticas pedagógicas alicerçadas nas interfaces da adesão, ação e autoconsciência, foi possível compreender como ocorreu a construção do legado de Eugênio Schneider, a partir da correlação entre a pessoa e o profissional, contribuindo para a construção da história e reflexões pedagógicas de ensino de música.
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