Uma proposta de ensino de Mecânica Ondulatória e Acústica na formação universitária empregando TIC
Abstract
Esta pesquisa foi realizada no primeiro semestre de 2017, em uma turma do sexto semestre do curso de Matemática da Universidade Federal de Santa Maria, RS, composta por 29 alunos com uma média de idade de 25 anos. Neste trabalho tem-se como proposta oferecer um caminho alternativo que viabiliza a exploração de novas possibilidades para o ensino de Mecânica Ondulatória e Acústica na formação universitária, com a utilização de recursos tecnológicos. O objetivo é fornecer subsídios que possam contribuir com o processo de formação de profissionais da área de educação, ampliando o seu olhar sobre diferentes alternativas de ensino, com uma proposta que poderá servir como um referencial de atividade contextualizada para o andamento dos conteúdos em sala de aula. A presente pesquisa pode ser enquadrada dentro da perspectiva qualitativa do tipo pesquisa-ação e foi organizada com base na teoria apresentada por Vigotsky, aplicadas a área do ensino. Desta forma, pretende-se fornecer meios para que os alunos, através de interações sociais orientadas pela figura do professor, tenham a possibilidade de captar os significados de conceitos físicos compartilhados pela comunidade acadêmica e suas representações através de signos matemáticos, promovendo a reconstrução interna e o compartilhamento conceitual. Assim, este trabalho pode servir como um referencial de atividades que busca favorecer a aquisição de novos saberes, relacionando a teoria estudada em sala de aula, com a realização de atividades experimentais e as tecnologias da informação e comunicação (TIC), a exemplo, utilização de uma linguagem de programação. Através da observação da participação e interesse dos alunos, aplicação de questionários, análise de rotinas de programação no Python e desempenho dos discentes na prova escrita sobre os temas propostos, obteve-se um indicativo de que a proposta de ensino apresentada neste trabalho contribui para o processo de retenção de conhecimentos dos alunos. Seguindo este viés, destaca-se a colaboração desta abordagem para o desenvolvimento do senso crítico dos discentes durante o processo de ensino-aprendizagem.
Collections
The following license files are associated with this item:
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Related items
Showing items related by title, author, creator and subject.
-
A utilização do geoplano no ensino de probabilidade geométrica: uma possibilidade para o ensino da matemática no ensino médio
Oliveira, Daniele Holzschuh de (2016-05-14)O presente trabalho consiste numa aula experimental de Ensino de Probabilidade no Ensino Médio, com ênfase no conceito de Probabilidade Geométrica, usando o geoplano. O objetivo deste trabalho é mostrar as diferentes ... -
A formação do professor dos anos iniciais do ensino fundamental no movimento de organização do ensino de frações: uma contribuição da atividade orientadora de ensino
Perlin, Patrícia (2014-04-25)Este trabalho é o produto de um projeto desenvolvido no âmbito da linha de pesquisa LP1 - Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. O ... -
Ensino híbrido: possíveis contribuições para a qualificação do ensino de história no ensino médio
Silva, Jorge Everaldo Pittan da (2016-09-30)Este trabalho tem como finalidade investigar se a implementação de atividades baseadas no Ensino Híbrido contribuem para a qualificação do ensino-aprendizagem de história no Ensino Médio. Inicialmente, foi feita uma abordagem ...