Uso de laboratório virtual e de metodologias diversificadas no ensino de biologia celular
Resumo
As atividades práticas no ensino de Ciências estão relacionadas ao desenvolvimento de competências e habilidades do fazer Ciência, tais como: observação, identificação, proposição de hipóteses e argumentação. No cenário atual, essas atividades não se restringem somente aos laboratórios presenciais (LP) existentes nas escolas, uma vez que podem ser realizadas também por laboratórios remotos e virtuais através da Internet. Os três tipos de laboratórios possuem potencialidades e limitações, porém não se sobrepõem em termos de desenvolvimento de habilidades e competências, sendo o ideal o uso combinado dos três tipos de laboratórios. Neste trabalho, foi utilizando o conteúdo cores, com abordagem para o Ensino Fundamental, como forma de demonstrar que é possível o uso combinado dos três tipos de laboratórios. Os laboratórios virtuais de aprendizagem (LVA) têm sido empregados com sucesso no ensino de Ciências, nas últimas décadas. Contudo, há carência deste recurso para a Educação Básica, visto que a maioria é destinada a alunos do Ensino Superior. Após análise de artigos científicos entre 2001 e 2015, verificamos que um laboratório virtual necessita ter algumas características para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem de Ciências, como: apresentar o conteúdo teórico de forma clara e sucinta; ser fácil de usar para que promova a inclusão digital de seus usuários; ser atrativo e interativo para despertar o interesse e a motivação dos alunos, assim como possibilitar a comunicação entre seus usuários e apresentar diversas metodologias para avaliação do processo de aprendizagem dos alunos. Com base no exposto, foi desenvolvido o Laboratório Virtual de Biologia Celular (LVBC) sob uma perspectiva construtivista, abordando os conteúdos: tipos celulares, material genético e divisão celular. O LVBC promoveu a aprendizagem de alunos do Ensino Médio Integrado, quando aplicado com LP e aulas teóricas tradicionais e foi bem avaliado por seus usuários (alunos e professor regente). As seções e conteúdos preferidos pelos alunos do LVBC foram: a animação, a tabela interativa, os simuladores, as aulas práticas e o glossário. As atividades de construção de argumentos e justificativa de forma escrita foram as que os alunos apresentaram maior dificuldade e menor desempenho. O uso de mapas mentais como mediadores para o estudo teórico no LVBC foi eficiente, tanto para introdução como revisão do conteúdo, o mesmo foi verificado com a dramatização da mitose.
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