As plantas de importância médica na prespectiva dos três momentos pedagógicos: desafios e potencialidades para o ensino de ciências
Resumo
O ensino de ciências vem enfrentando diversos problemas em relação ao processo de ensino e aprendizagem, onde a busca por alternativas didático-pedagógicas se veste de importância. Diante deste contexto, a presente tese teve por finalidade avaliar os desafios e potencialidades das plantas de importância médica sob a perspectiva dos 3 Momentos Pedagógicos (MP), a fim de contribuir com outras possibilidades metodológicas para o Ensino de Ciências, bem como para a formação continuada de professores de Ciências. Este estudo tem caráter qualitativo, classificado como uma pesquisa do tipo estudo de caso, tendo seu delineamento metodológico organizado em três etapas. A primeira delas corresponde aos dois artigos presentes no corpo da tese. O primeiro artigo (caracterizado como estudo piloto) investigou, através de um questionário, as ideias prévias acerca das plantas medicinais e tóxicas de 44 estudantes de 7º ano do ensino fundamental de 2 escolas públicas do município de Uruguaiana-RS. Os dados foram analisados através da Análise de Conteúdo. Entre os estudantes que manifestaram saber conceituar estes vegetais, verificou-se que possuíam um conhecimento antropocêntrico sobre os mesmos, reconhecendo somente os benefícios das plantas medicinais e os malefícios das plantas tóxicas. A maioria dos estudantes desconhecia os vegetais com efeitos nocivos, aumento os riscos de intoxicação acidental. Em relação ao segundo artigo, averiguou-se por meio de um questionário, as concepções relacionadas ao ensino de ciências de 14 professoras da disciplina de Ciências dos anos finais do ensino fundamental das escolas municipais de Uruguaiana. Os dados foram analisados pela Análise Textual Discursiva (ATD). Constatou-se que as concepções das docentes estavam em consonância tanto com documentos oficiais brasileiros quanto com a compreensão atual de ensino de ciências da produção acadêmica da área de Educação em Ciências. As investigações realizadas nestes dois artigos serviram como subsídio para os planejamentos das etapas posteriores da pesquisa. A segunda etapa deste estudo, corresponde a implementação de uma oficina temática que tinha como foco a abordagem das plantas de importância médica na perspectiva dos 3 MP. Os sujeitos envolvidos foram 27 estudantes de quatro turmas do sétimo ano do ensino fundamental de uma escola pública de Uruguaiana. A oficina teve duração de 20h, onde foram abordados os conhecimentos botânicos necessários para o entendimento da temática. Os dados foram obtidos através de questionários aplicados antes e após a oficina temática, pelos desenhos elaborados no 1º e no 3ºMP, pelos materiais didáticos produzidos pelos estudantes no 3º MP e pelo diário de campo da pesquisadora. A análise dos dados foi realizada por meio da Análise de Conteúdo. Os resultados demonstraram que o ensino de botânica foi favorecido por essa abordagem, que instigou a curiosidade e interesse dos estudantes tanto pelo tema quanto pelos conhecimentos científicos, além de ter propiciado um ambiente de diálogo entre os sujeitos envolvidos. A última etapa desta pesquisa diz respeito a um processo formativo de curta duração, planejados e executado por meio dos 3 MP. Os sujeitos envolvidos foram os docentes da disciplina de Ciências dos anos finais do ensino fundamental, da rede municipal de educação de Uruguaiana. Os dados relativos a esta formação foram coletados através de questionários, entrevistas, planejamentos de ensino e diário de campo da pesquisadora. A análise dos dados também foi feita a partir da Análise de Conteúdo. Foram encontradas algumas limitações em relação às docentes para seguir a proposta apresentada no processo formativo, bem como para realizar a implementação dos planejamentos de ensino em sala de aula. A presente tese constatou que a temática “Plantas Medicinais e Tóxicas” abordada na perspectiva dos 3 MP pode favorecer e potencializar o ensino dos conhecimentos científicos de Ciências, levando o aluno a ser o protagonista da sua aprendizagem, assim como oportuniza o resgate e valorização da cultura popular do estudante, dando significado aos conteúdos escolares.
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