Evasão discente em cursos de graduação do Campus Itaqui da Unipampa: análise das causas e propostas de ações
Abstract
Esta dissertação de mestrado integra a Linha de Pesquisa 1- Políticas e gestão da educação
básica e superior, do Curso de Mestrado Profissional integrante do Programa de Pósgraduação
em Políticas Públicas e Gestão Educacional, do Centro de Educação da Universidade
Federal de Santa Maria. O problema investigado questiona: “quais fatores são intervenientes
na evasão discente dos cursos de graduação com 4 e 5 anos de duração do
Campus Itaqui da UNIPAMPA e quais estratégias e ações institucionais podem contribuir
para reduzir essa evasão”? O objetivo geral da pesquisa foi identificar e compreender os
principais fatores intervenientes na elevada evasão discente desses cursos, visando a elaboração
de um plano de ações para reduzi-la, no intuito de colaborar com a consolidação
dos cursos de graduação, do Campus Itaqui e da UNIPAMPA, para que cumpram o papel
social a que estão voltados. Definimos os sujeitos da pesquisa como 791 (setecentos e noventa
e um) discentes evadidos entre 2012 (último ano de implantação dos cursos) e 2016
(ano anterior ao início da pesquisa) de 5 cursos: Agronomia; Ciência e Tecnologia de Alimentos;
Engenharia de Agrimensura, Matemática (Licenciatura) e Nutrição. Optamos por
algumas questões norteadoras, que, relacionadas à literatura pesquisada através do estado
do conhecimento, auxiliaram na construção do questionário e nos rumos da pesquisa, possibilitando
a definição de seus objetivos específicos: caracterizar e analisar o desempenho
acadêmico dos discentes evadidos entre 2012 e 2016, observando em que fase do curso a
evasão predominou; caracterizar e analisar o perfil socioeconômico e a procedência dos
discentes evadidos entre 2012 e 2016; identificar as intenções e planos iniciais (no momento
do ingresso) dos discentes; identificar ações que deem suporte aos discentes do Campus
Itaqui da UNIPAMPA, visando sua permanência; identificar estruturas que deem suporte aos
discentes do Campus Itaqui; verificar qual foi o destino dos discentes evadidos entre 2012 e
2016 do Campus Itaqui da UNIPAMPA e propor ações prioritárias para reduzir a evasão
discente, considerando-se aspectos históricos, sociais, políticos e educacionais. A perspectiva
epistemológica eleita para esta investigação foi a histórico-crítica e o tipo de pesquisa
implementado foi estudo de caso, integrado por procedimentos como revisão de literatura,
pesquisa documental, consultas ao sistema acadêmico de dados da UNIPAMPA, abordagem
quali/quantitativa e pesquisa on-line (aplicação de questionário). A análise de dados
seguiu metodologia de análise de conteúdo proposta por Bardin (2016). Através dessa análise,
observamos que os principais problemas determinantes da evasão apontados pelos
discentes procedentes de outras cidades (pouco mais da metade da amostra) eram relacionados
ao fator financeiro, enquanto os principais problemas apontados pelos discentes procedentes
de Itaqui (quase metade da amostra) eram relacionados ao fator pedagógico. Buscamos,
com isso, na literatura, a visão da totalidade da realidade, contextualizando a situação
do Campus Itaqui com a situação vivenciada da expansão da educação superior em
nível internacional e, especialmente, nacional. Através da compreensão dessa realidade,
propusemos o plano de ações para reduzir a evasão.
Collections
The following license files are associated with this item: