A construção do conhecimento lógico-matemático na educação infantil: reflexões sobre a prática em sala de aula
Resumo
A presente pesquisa teve como eixo temático a construção do conhecimento lógicomatemático,
envolvendo mais precisamente indagações referentes a Educação
Infantil, considerando a formação de conceitos e o aspecto lúdico. O estudo
caracterizou-se como pesquisa de cunho qualitativo com base em reflexões sobre a
própria prática em sala de aula. O referencial teórico foi elaborado em consonância
com a visão de autores como: Perrenoud (2002), Piaget (1975, 1983), Kamii (1991,
2002), Smole (1996, 2000), Brenelli (1996), entre outros. Dentre as idéias
consideradas, destaca-se o professor reflexivo frente ao desenvolvimento da criança
numa perspectiva construtivista. Ressalta-se a importância do lúdico como um dos
elementos essenciais para o desenvolvimento do talento matemático e do
pensamento lógico. A pesquisa dá mostras de que a reflexão do educador poderá
contribuir para enriquecer a própria prática.
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- Educação [46]