Políticas públicas e gestão pedagógica: contextos e desafios da educação infantil na escola de ensino fundamental da rede pública municipal de Santa Maria/RS
Resumen
Sabendo da obrigatoriedade do ensino a partir dos quatro anos (Lei nº 12.796/2013), os
municípios têm realizado estratégias para a garantia de matrícula. Assim, temos como
objetivo principal desta pesquisa, investigar como a gestão escolar pensa e organiza o
trabalho pedagógico da Educação Infantil no contexto da escola de Ensino Fundamental. A
metodologia utilizada neste estudo é de cunho qualitativo, do tipo estudo de caso (YIN,
2001), com entrevistas semiestruturadas desenvolvidas com a equipe diretiva de uma
escola Municipal de Ensino Fundamental do município de Santa Maria/RS. A primeira etapa
foi delimitar o que constituiria o caso; a segunda, foi o estudo teórico e a elaboração das
questões de entrevista, definição dos sujeitos e contextos; e, a terceira, foi a produção a
análise dos dados. Ao longo do trabalho será discorrido sobre a legislação e as políticas
públicas que implicam a qualidade para a Educação Infantil (BRASIL, 2009),(LDB, 9395/96),
(BRASIL,1988), (BRASIL, 2009), (BRASIL, 2006) concepção de infância e criança e
sistematização dessas políticas na escola (KRAMER, 2011), (BUJES, 2001), (BARBOSA,
2010). Como considerações, destacamos crianças têm muitos direitos firmados em lei,
entretanto, percebemos que, muitas vezes, as políticas estão distantes da realidade das
escolas. Sabemos que a escola sozinha não pode muito, pois um trabalho de qualidade,
demanda apoio financeiro e parceria entre as esferas macro e micro. Muitos são seus
desafios, uma vez que há dificuldade em oferecer qualidade sob condições mínimas. Além
disso, as estratégias adotadas pelo poder público visam muito mais aspectos econômicos
do que qualitativos.
Colecciones
- Gestão Educacional [294]
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