Qualificação da gestão: educação permanente aos trabalhadores em saúde
Resumo
O presente artigo emergiu da proposta dos pesquisadores em explorar,
através da busca por artigos que envolvessem o tema relacionando a educação
permanente (EP) na área da saúde, onde o objetivo foi identificar as produções em
periódicos nacionais nos últimos cinco anos relacionados à educação permanente no
SUS. O método utilizado foi a revisão narrativa realizada nas bases de dados PUBMED,
LILACS e SciELO, entre março e abril de 2018. A partir da leitura na íntegra dos artigos,
dez foram selecionados por maior aproximação com o objeto delineado no estudo. Para a
avaliação dos dados, elaborou-se um instrumento para a coleta das informações visando
responder à questão norteadora. A análise e interpretação dos dados foram realizadas de
forma organizada e sintetizada por meio da elaboração de um quadro. Dentre os dez
artigos selecionados, percebe-se que há uma distribuição linear nas publicações, com
maior destaque para o ano de 2017, quando foram publicados 4 (quatro) artigos, nos
demais anos (2008, 2009, 2010, 2011, 2012 , 2013, 2014 e 2015) manteve-se a média de
um a dois artigos publicados. Conclui-se que há uma maior necessidade dos processos
de educação permanente dentro dos processos do trabalho em saúde; contudo faz-se
necessária conjunta mobilização de ambas as partes gestão e profissionais envolvidos.
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