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Ensino de história e cultura afro-brasileira: um estudo de caso acerca da atuação dos gestores na organização do currículo nos anos iniciais do ensino fundamental

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TCC de Especialização (327.1Kb)
Data
2013-04
Autor
Ferreira, Cátia Regina da Silva
Metadata
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Resumo
Neste trabalho de pesquisa, a proposta foi investigar o papel dos gestores (coordenadores) na organização curricular dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em relação à Lei nº 10639/03, que se refere ao ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Participaram da investigação duas gestoras da área pedagógica que atuam na rede municipal de ensino da cidade de São Leopoldo-RS. Na pesquisa empregou-se uma abordagem qualitativa com técnicas de estudo bibliográfico, sendo utilizado o estudo de caso o método e a entrevista semiestruturada para a coleta de informações. A problemática do estudo consistiu em conhecer o papel dos gestores na implementação do Ensino de História e Cultura Afro-brasileira no currículo escolar. Com base na questão de pesquisa pensou-se o objetivo geral que foi investigar a atuação de gestores (coordenadores) na organização curricular dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em relação à Lei 10639/03, que regulamenta o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Além desse, estabeleceram-se os seguintes objetivos específicos: analisar o conteúdo das Leis n° 10.639/03 e nº 11.645/08 e o conhecimento do mesmo por parte dos gestores; identificar as dificuldades dos gestores em articular aos processos curriculares conteúdos sobre a temática afro-brasileira no currículo dos Anos iniciais do Ensino Fundamental; discutir com os gestores as possibilidades de organização do currículo no que se refere a essas Leis. Neste trabalho, além do estudo da legislação, contemplou-se o currículo, a nova gestão e o funcionamento da organização do trabalho dos gestores. Diante do estudo realizado, percebeu-se que os movimentos por parte das gestoras, para a inclusão do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira no currículo escolar continuam tímidos. Embora ocorram algumas ações, estas são pensadas à parte do currículo formal e contam apenas com o empenho particular de alguns professores. Sendo assim, é necessário que os gestores façam interpretações mais aprofundadas de textos legais que complementam essa temática, a fim de mobilizar professores e comunidade escolar em geral, para o cumprimento da Lei nº 10.639/03.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/151
Coleções
  • Gestão Educacional [298]

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