dc.contributor.advisor | Zimmermann, Ana Paula da Rosa Cristino | |
dc.creator | Pezzini, Juliani | |
dc.date.accessioned | 2019-01-04T13:33:10Z | |
dc.date.available | 2019-01-04T13:33:10Z | |
dc.date.issued | 2018-06-30 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15210 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | The present research had the objective of analyzing the perception of the community of a school of the Municipal Network of Teaching of Vitória das Missões (RS) about the importance of the position of director for school management. 07 employees participated in the survey. The methodology used was a qualitative approach, and a questionnaire was applied with open questions. The perceptions of the participants of the school community and Municipal Legislation, Law 1,432 / 2008 and Law 2,074 / 2016 were considered for analysis. It was observed in the perceptions, that there is understanding and understanding about the director's attributions, but some understand the position as a mediator and articulating director, while others see it as a centralizer. As for the concepts of school management, some participants approach the administration. Most understand that management is practical that goes beyond administrative, including pedagogical, and that there must be constant participation of the school community in decision making. Regarding the link established with the director, the participants consider it satisfactory, since there is dialogue and construction of collective strategies to reach the results. Differences of meaning were also found in the legislations analyzed, with Law 1,432 / 2008 being more focused on the administrative character and Law 2.074 / 2016 for a conception of democratic management. The importance of the director within a school, the relevance of being a mediator and having a broad vision, in order to articulate the actions developed in the school context, aiming at a quality education. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Diretor | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Comunidade escolar | por |
dc.subject | Director | eng |
dc.subject | Democratic management | eng |
dc.subject | School community | eng |
dc.title | A importância do papel do diretor para a gestão escolar | por |
dc.title.alternative | The importance of the director's role for school management | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Três Passos, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | A presente pesquisa teve por objetivo analisar a percepção da comunidade de uma escola da Rede Municipal de Ensino de Vitória das Missões (RS) quanto à importância do cargo de diretor para a gestão escolar. Participaram da pesquisa 07 colaboradores. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa, sendo aplicado um questionário com perguntas abertas. Considerou-se para análise, as percepções dos participantes da comunidade escolar e a Legislação Municipal, Lei 1.432/2008 e Lei 2.074/2016. Constatou-se nas percepções, que há compreensão e entendimento sobre as atribuições do diretor, porém alguns compreendem o cargo como um diretor mediador e articulador, enquanto outros o veem como centralizador. Quanto aos conceitos de gestão escolar, alguns participantes aproximam-se da administração. A maioria entende que a gestão é prática que vai além de administrativa, compreendendo também a pedagógica, e que deve haver a constante participação da comunidade escolar nas tomadas de decisões. Quanto ao vínculo estabelecido com o diretor, os participantes consideram satisfatório, pois há diálogo e construção de estratégias coletivas para o alcance dos resultados. Também se encontrou diferenças de sentido nas legislações analisadas, sendo a Lei 1.432/2008 mais voltada para o caráter administrativo e a Lei 2.074/2016 para uma concepção de gestão democrática. Conclui-se então a importância do diretor dentro de uma escola, a relevância em ser mediador e ter uma visão ampla, de forma a articular as ações desenvolvidas no contexto escolar, tendo como objetivo uma educação de qualidade. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |