A importância do papel do diretor para a gestão escolar
Resumo
A presente pesquisa teve por objetivo analisar a percepção da comunidade de uma escola da Rede Municipal de Ensino de Vitória das Missões (RS) quanto à importância do cargo de diretor para a gestão escolar. Participaram da pesquisa 07 colaboradores. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa, sendo aplicado um questionário com perguntas abertas. Considerou-se para análise, as percepções dos participantes da comunidade escolar e a Legislação Municipal, Lei 1.432/2008 e Lei 2.074/2016. Constatou-se nas percepções, que há compreensão e entendimento sobre as atribuições do diretor, porém alguns compreendem o cargo como um diretor mediador e articulador, enquanto outros o veem como centralizador. Quanto aos conceitos de gestão escolar, alguns participantes aproximam-se da administração. A maioria entende que a gestão é prática que vai além de administrativa, compreendendo também a pedagógica, e que deve haver a constante participação da comunidade escolar nas tomadas de decisões. Quanto ao vínculo estabelecido com o diretor, os participantes consideram satisfatório, pois há diálogo e construção de estratégias coletivas para o alcance dos resultados. Também se encontrou diferenças de sentido nas legislações analisadas, sendo a Lei 1.432/2008 mais voltada para o caráter administrativo e a Lei 2.074/2016 para uma concepção de gestão democrática. Conclui-se então a importância do diretor dentro de uma escola, a relevância em ser mediador e ter uma visão ampla, de forma a articular as ações desenvolvidas no contexto escolar, tendo como objetivo uma educação de qualidade.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [996]
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