Audiovisual e o programa aprendiz legal: a importância do uso de vídeos no processo de ensino-aprendizagem de jovens aprendizes
Resumo
Este artigo objetiva analisar a importância da linguagem audiovisual, por meio do uso de vídeos, no processo de ensino-aprendizagem de jovens aprendizes participantes do Programa Aprendiz Legal do Centro de Integração Empresa-Escola, CIEE/RS, nas cidades de Agudo e Tupanciretã. Caracterizado como pesquisa-ação, tem como instrumento de coleta de dados um questionário elaborado pela pesquisadora com quatro questões fechadas sobre a utilização de vídeos. Assim, foi aplicado apenas nos encontros cujos temas tinham esse objeto, nas turmas de aprendizes dessas cidades, durante o período de agosto a outubro de 2018; posteriormente, os dados foram organizados em um quadro, analisados quanti e qualitativamente. Os resultados destacam que as avalições variam a partir dos módulos em que os temas pertencem, havendo a necessidade de ajuda da instrutora na interpretação em alguns casos, porém, sendo a maioria dos vídeos considerados de fácil interpretação. Houve, entre outros, destaque para os temas relacionados às tecnologias e Tecnologias da Informação e Comunicação. Portanto, percebeu-se a importância da linguagem audiovisual no contexto profissional em que esses jovens estão inseridos, a qual proporcionou, por meio do uso de vídeos, melhor compreensão dos assuntos sobre o mundo do trabalho.
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