O feedback do tutor na educação a distância: estudo de caso no curso de Licenciatura em Letras – Espanhol e Literaturas EAD (UFSM)
Resumo
Com o ensino de línguas a distância, surge a necessidade de aprofundar o conhecimento sobre sua metodologia avaliativa. Desta forma, o presente artigo busca compreender quais foram os critérios utilizados pelos tutores durante a emissão de seus feedbacks em disciplinas do curso de licenciatura em Letras – Espanhol/Literaturas EaD da UFSM. Desta forma, procuramos identificar, analisar e descrever os critérios que foram apontados e, efetivamente, utilizados pelos tutores que atuaram no curso, através de uma pesquisa netnográfica e da aplicação de questionário junto aos participantes no período de agosto a outubro de 2018. Como resultados, constatamos uma preferência pelo feedback emitido através de mensagem escrita (inclusive em atividades de produção oral), de cunho individual, contemplando elogios, comentários empáticos, apontamento de erros em negrito e/ou cores diferentes, breve explicação sobre o erro e sugestões de materiais extras e de vocabulário, os quais formam parte do chamado feedback formativo. Além desses aspectos, encontramos outros que foram motivo de disparidade entre as respostas dadas pelos tutores e encontradas na imersão realizada no Moodle. Logo, concluímos que ainda existem muitos aspectos a serem melhorados na prática de emissão de feedback pelos tutores, de modo que sugerimos a criação de capacitações específicas para tutores referentes à emissão de feedback no contexto do ensino de línguas a distância.
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