Tecnologias móveis: práticas pedagógicas inovadoras
Resumo
Ao longo dos últimos anos muito se discute sobre a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas atividades pedagógicas. A formação dos professores contempla o uso dessas tecnologias nas práticas pedagógicas. A nova geração de crianças e jovens do século XXI já nasceu em uma sociedade tecnológica, conectada e disso não se tem mais como fugir. Por isso, as tecnologias móveis como tablets e celulares, por exemplo, começam a ganhar espaço nos processos de ensino-aprendizagem. Este artigo tem a finalidade de apresentar a utilização de recursos digitais no intuito de potencializar o ensino e a aprendizagem de componentes técnicos. O objeto de estudo é a utilização de tecnologias móveis, através do uso de um aplicativo simulador para suporte ao estudo das comunicações de rádio e radiação de ondas em uma turma de formandos do curso de Técnico em telecomunicações de uma escola particular do município de Santa Maria, Rio Grande do Sul. A pesquisa qualitativa estudou as particularidades da migração das atividades em laboratório para atividades com uso do celular com o aplicativo WiFi-Fresnel. Os alunos demonstraram maior engajamento ao utilizar o recurso digital e um pouco de dificuldade com a interface do aplicativo, porém esta inovação melhorou a produtividade da aula permitindo ganhos de tempo e incremento na qualidade da aprendizagem das comunicações de radio e radiação das ondas de Fresnel com a possibilidade de simular a teoria através de um recurso digital que os alunos conseguem manipular e visualizar os resultados de forma direta.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: