Uma nova perspectiva para os laboratórios de ensino de línguas
Resumen
Esta pesquisa teve como objetivo geral propor a instauração de laboratórios de línguas estrangeiras nas escolas, dentro dos laboratórios de informática, mostrar uma nova perspectiva para o ensino de línguas viabilizando a junção do espaço físico (laboratório) com espaço virtual e com as novas tecnologias e suas ferramentas advindas da internet e do computador. O estudo é de caráter qualitativo e utiliza os princípios da etnografia para avaliar as práticas comunicacionais mediadas pelo computador. Para averiguação desta pesquisa foi verificada a literatura da área, percebendo o ensino de línguas e o computador, a inserção do computador na escola e a história dos laboratórios de línguas. Também foram delimitadas as ferramentas disponíveis de forma gratuita na internet para o desenvolvimento das quatro habilidades linguísticas: ler, ouvir, escrever e falar; ocorrendo assim a avaliação destas ferramentas com base em alguns critérios estabelecidos: quanto à disponibilidade gratuita e em aplicativos; seus desígnios para o ensino e objetivos, além das habilidades motivadas. Assim, para compor a página foram selecionadas as ferramentas de uso comum e a indicação da habilidade determinada, criando-se um laboratório de línguas virtual por meio da estruturação de uma página. Com isso, intento redesenhar os laboratórios de ensino de línguas, onde a tecnologia se une ao que deveria ser o principal objetivo da educação, a troca constante de conhecimento. E neste sentido, fica evidente que há diversidade de ferramentas disponíveis na web quando aplicadas ao ensino de idiomas só favorecem para o estímulo, ainda que indiretamente, de qualquer habilidade comunicativa.
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