Uma proposta de curso de espanhol instrumental através do moodle voltado a agentes penitenciários do Rio Grande do Sul
Resumen
Os agentes penitenciários trabalham sob regimes que, geralmente, não os possibilitam participarem de cursos, necessários para o aperfeiçoamento profissional. Frente a esse empecilho, surgem as Tecnologias de Informação e Comunicação para oportunizarem o ensino, por exemplo, de línguas estrangeiras. Diante de um senhor argentino preso em um estabelecimento penal do Rio Grande do Sul, após a dificuldade de comunicação relatada pelos servidores, surge a ideia de propor um curso virtual de espanhol, com fins específicos, voltado aos agentes penitenciários do RS, local que divide fronteiras com países hispanofalantes e recebe prisioneiros nativos das Repúblicas Federativas vizinhas. Para que seja apresentado o projeto de curso de Espanhol Instrumental, na plataforma Moodle, far-se-á uma síntese teórica sobre a Abordagem Instrumental, a Análise de Necessidades, as TIC, a Educação a Distância e a Abordagem Comunicativa. Após, será apresentada uma análise sobre os cursos de Espanhol Básico 1 e 2 oferecidos pela Rede EaD - SENASP. A partir disso, a proposta é que o curso seja elaborado durante o 7º semestre pelos alunos do curso de Letras – Espanhol e Literaturas, modalidade a distância, da Universidade Federal de Santa Maria. Nesse período, deverão ser definidas as metodologias que contemplem a abordagem comunicativa e levantada a necessidade dos aprendizes da língua. No semestre seguinte o curso poderá ser desenvolvido e os discentes do espanhol atuarão como professores, valendo-se das TIC, para realizarem essa etapa da graduação, supervisionados pela professora da disciplina e pelos tutores.
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