As tecnologias da informação e da comunicação na formação continuada de profesores: um estudo de caso no município de Toropi/RS
Resumen
O presente trabalho tem como objetivo central investigar e identificar as propostas formativas que priorizem a inserção e promoção das Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas à Educação, na formação continuada de professores da rede pública do município de Toropi/RS. À pesquisa foi conduzida com a participação de 10 professoras, que foram convidadas dentre as 03 escolas municipais existentes no município. Foi utilizada como metodologia uma abordagem de cunho qualitativo, bem como, o estudo documental e um questionário com questões abertas e fechadas. Após a análise dos documentos e das respostas obtidas no questionário, foi possível constatar que, apesar da formação continuada ofertada às professoras municipais ser bem ampla e atender a carga horária estabelecida no Plano de Carreira do Magistério, a mesma não contempla a temática sobre o uso das tecnologias aplicadas à educação. Diante disso, a pesquisa tomou rumos diferentes, pois, preocupa-se com a realidade estudada. Com autorização e colaboração das equipes diretivas foram proporcionados às professoras interessadas momentos auto(trans)formativos contextualizados de aprendizagem, pois entendemos que para que ocorram processos de interação dialógica, faz-se necessário lidar com diferentes graus de interatividade, favorecendo ambientes heterogêneos de ensino-aprendizagem.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: