Cultura digital no ensino básico
Visualizar/ Abrir
Data
2018-12-01Autor
Scariotti, Fabricio Bevilaqua
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Em decorrência dos avanços e da multiplicação das tecnologias de informação e comunicação (TIC) e do aumento ao acesso a elas pela maior disponibilidade de computadores, smartphones e tablets temos que considerar a necessidade do desenvolvimento de uma cultura digital nas etapas do ensino básico, tanto dos alunos quanto dos professores. Neste sentido, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe que técnicas de programação, aliada ao uso de TIC no ensino básico, contribuirão para o desenvolvimento da cultura digital. Na busca por compreender as diferentes abordagens sobre o termo cultura digital baseada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na prática escolar e refletir como as tecnologias digitais estão contribuindo como elementos que constituem o cotidiano da escola, desenvolvemos este trabalho. Os resultados mostram que muitos professores preocupam-se em inserir e pensar nos recursos tecnológicos em suas aulas, porém ainda não o fazem na totalidade das atividades. Os professores dizem que os alunos gostam mais das aulas quando a tecnologia é inserida, mesmo aqueles que não possuem acesso à internet e computador em casa. Eles acreditam que o uso das tecnologias nas aulas desde os primeiros anos da escola, aliadas as técnicas que ativam o raciocínio lógico e matemático dos alunos, irá influenciar no futuro não somente como aluno, mas como ser humano.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: